Dissertação

{pt_PT=Abordagem multiobjetivo para problemas de escalas de tripulação em companhias aéreas} {} EVALUATED

{pt=A indústria aérea é uma das principais indústrias transportadoras que mais tem contribuído para a globalização. Como tal, existe uma enorme preocupação para que esta se torne cada vez mais rentável e sustentável. Assim sendo, a preocupação das companhias aéreas com o serviço oferecido aos clientes tende a aumentar, nomeadamente no que respeita à eficácia e rapidez com que tudo é planeado e replaneado. O processo de planeamento é bastante complexo e quando não é possível a concretização de uma etapa a complexidade aumenta, pois, o espaço de tempo é menor, assim como os recursos disponíveis. Dada a complexidade e possibilidade de problemas a estudar numa companhia aérea, o foco de todo o estudo manteve-se no planeamento da tripulação aérea. Como se sabe os recursos humanos de qualquer empresa, são uma parte fundamental da organização e um dos capitais mais importantes sendo, portanto um dos que necessita de um maior investimento. Consequentemente, um bom planeamento e investimento podem levar a companhia aérea a distinguir-se da concorrência. Deste modo, foi desenvolvido um modelo de otimização multiobjetivo para a construção de escalas de trabalho para uma companhia aérea com base em Portugal. Este modelo possuí três objetivos: a minimização do custo extra, o equilíbrio das horas de serviço e o equilíbrio das horas de voo. Após a execução do modelo de otimização e da análise de cenários efetuada foi possível concluir que o número de tripulantes, relativamente aos dados iniciais, pode ser reduzido em 50% uma vez que se obtém melhores resultados., en=The airline industry is one of the major transportation industries that has contributed most to globalization. As such, there is a huge concern to make it increasingly profitable and sustainable. Therefore, due to the proportions that this industry has achieved, the airlines' concern with the service offered to it’s customers tends to increase, leading to a need to re-evaluate the efficiency and speed with which everything is planned. The planning process is quite complex and when it isn’t possible to accomplish a part of the process it is necessary to redo the whole thing or some parts or steps again and, in this case, the complexity increases because the time window is shorter as well as the available resources. Given the complexity and the logistical problems of working in an airline for the purpose of studying it’s methods, for the thesis, the focus of the whole study was the planning of the crew. As we all know the human resources of any company are a fundamental part of the organization, one of the most important and therefore one of the ones that needs a greater investment. This model has three objectives: the minimization of the extra cost, the balance of service hours and the balance of the flight hours between the same crew type. After the execution of the optimization model and the scenario analysis, it was possible to conclude that the number of crew members can be reduced by 50% once the results are better. }
{pt=Escalas de trabalho, companhia aérea, tripulação aérea, modelo de otimização multiobjetivo, en=Schedules plan, airline company, aircrew, multiobjetive optimization model}

Novembro 8, 2017, 11:30

Publicação

Obra sujeita a Direitos de Autor

Orientação

ORIENTADOR

José Rui De Matos Figueira

Departamento de Engenharia e Gestão (DEG)

Professor Associado