Dissertação

{pt_PT=Modelos de internacionalização e a adaptação da estratégia de entrada - Caso de estudo da marca H3} {} EVALUATED

{pt=Nos últimos anos, a crescente globalização e competitividade tem levado as empresas a se internacionalizarem para, deste modo, conseguirem sobreviver e prosperar. Esta crescente preocupação tem trazido o desafio da internacionalização para a estratégia da maioria das empresas. As questões suscitadas sobre o comportamento das empresas, no momento de entrar num mercado estrangeiro, e a estratégia de entrada, são de extrema importância e, por este motivo, achou-se pertinente perceber de que forma poderiam ser explicadas. Com este fim, optou-se por uma metodologia de caso de estudo, com a marca H3. Esta marca, pelas suas características e ritmo de crescimento desejado, necessitava de desenvolver o seu processo de internacionalização. Analisando os vários modelos de internacionalização e modos de entrada foi possível, através da apresentação das características e do negócio da marca, perceber a sua aplicabilidade na explicação do comportamento internacional da marca H3. A análise foi realizada tendo em consideração os determinantes utilizados na explicação dos diferentes modelos e a marca. Assim, foi proposto um modelo de internacionalização que explicasse o comportamento internacional da marca H3. Este modelo combina diferentes modelos de internacionalização revistos na literatura, adequando-se às características particulares de uma empresa de serviços. Este modelo pretende guiar a empresa ao longo das várias etapas do seu processo de internacionalização. A adaptação da estratégia de entrada foi considerada tendo em conta as necessidades da marca e os seus objetivos a nível internacional, sendo assim possível recomendar um modo de entrada que permitisse à empresa atingir os seus objetivos de crescimento., en=In recent years, increasing globalization and competitiveness has led companies to choose to start activities across borders and thus manage to survive and thrive. This growing concern has brought the challenge of internationalization to the strategy of most companies. The issues raised about the behavior of companies when entering a foreign market, and their entry strategy, are of utmost importance and, therefore, it was found to be relevant to understand how they could be explained. To this purpose, it was decided to use a methodology of case study with the company H3. This brand, due to its characteristics and to its desired rate of growth, needed to further develop its internationalization process. The analysis of the models of internationalization and entry modes, together with the business and brand characteristics, allowed the assessment of their applicability to explain the international behavior of the brand. The analysis was performed taking into account the determinants of the different models and the brand. Following this, it was proposed a model of internationalization for the brand. This model combines different models of internationalization reviewed in the literature, adapting them to the particular characteristics of a services company. This model is intended to guide the company throughout the various stages of its internationalization process. The adaptation of the entry strategy was considered taking into account the requirements of the brand and its goals at the international level, making it possible to recommend an entry mode that will enables the company to achieve its growth objectives.}
{pt=Internacionalização, Modelos de Internacionalização, Modos de Entrada, Mercados Internacionais, Franchising, H3., en=Internationalization, Internationalization Models, Entry Modes, International Markets, Franchising, H3}

novembro 10, 2016, 16:0

Publicação

Obra sujeita a Direitos de Autor

Orientação

ORIENTADOR

Ana Sofia Mascarenhas Proença Parente da Costa

Departamento de Engenharia e Gestão (DEG)

Prof Auxiliar Convidado