Dissertação

{pt_PT=Potenciar o comércio internacional português: O caso de Angola} {} EVALUATED

{pt=As exportações de bens são um factor de crescimento essencial para a economia portuguesa, tendo representando em 2015 cerca de 28% do PIB nacional. As exportações de bens para Angola registaram um grande crescimento até 2014. No entanto, no passado ano de 2015, deu-se uma redução acentuada destes valores. Pelos desafios com que Angola se depara devido à desvalorização do petróleo e a sua dependência económica das receitas de exportação dessa matéria-prima, a economia angolana encontra-se em grande recessão e mudança, com maiores dificuldades em pagar as importações. Pela importância de Angola enquanto parceiro histórico e económico para Portugal e pelos desafios com que hoje se depara, a situação angolana é particularmente relevante para as empresas portuguesas. É determinante encontrar medidas que possam de algum modo potenciar o comércio internacional entre os dois países. O presente trabalho enquadra-se nesse objectivo. Através de entrevistas e questionários dirigidos a entidades relevantes nesta área, tentou-se identificar as principais barreiras à internacionalização das empresas portuguesas em Angola. Definiram-se três Factores Críticos de Sucesso para o comércio entre Portugal e Angola: Ease of Doing Business; Logística de exportações e Mão-de-obra local. Através de uma análise de Benchmarking, encontraram-se medidas a ponderar para cada um dos FCS, realçando-se: (i) a criação de um acordo de comércio inovador entre os países da CPLP; (ii) melhorias implementar a nível do terminal portuário e envolventes; (iii) medidas que promovam a assiduidade e produtividade no trabalho e (iv) um maior apoio português para a formação profissional em Angola., en=Portuguese good’s exports are essential for the economy, representing 28% of the national GDP in 2015. Portuguese trade to Angola registered a strong growth until 2014, reaching 7% of total exports on that year. However, in 2015 this values declined sharply. The Angolan economy is in deep recession and change, with significant currency devaluations and consequently greater difficulties to pay for imports, due to the challenges that Angola faces with the depreciation of oil and its economic dependence from the raw material’s exports As a historical and economic partner for Portugal and the economic challenges Angola now faces, this situation becomes particularly relevant for lots of Portuguese companies. The present work is crucial in order to find measures that might enhance the international trade between the two countries. The major barriers to the internationalization of Portuguese companies in Angola were identified on the basis of interviews and questionnaires. Three Critical Success Factors (CSF) for trade between Portugal and Angola were identified through this process: Ease of Doing Business; Logistics Trade and Local Workforce. Through a benchmarking analysis, measures were defined to be taken for each CSF. With emphasis, the creation of an innovative trade agreement between the countries of the CPLP; improvements to the port and surrounding terminal; measures to promote attendance and productivity at work and a greater support from Portuguese teachers and technicians to teach in Angola. }
{pt=Exportações, Comércio Internacional, Angola, Portugal, Factores Críticos de Sucesso, Benchmarking, en=Exports, International Trade, Angola, Portugal, Critical Success Factors, Benchmarking}

novembro 30, 2016, 9:0

Publicação

Obra sujeita a Direitos de Autor

Orientação

ORIENTADOR

Susana Isabel Carvalho Relvas

Departamento de Engenharia e Gestão (DEG)

Professor Associado

ORIENTADOR

Carlos Manuel Pinho Lucas de Freitas

Departamento de Engenharia e Gestão (DEG)

Prof Auxiliar Convidado