Dissertação
{en_GB=Mobility VS.Sustainable - Car-sharing as a Key concept for Sustainable Mobility in Greater Lisbon} {} EVALUATED
{pt=Em muitas cidades europeias o transporte de passageiros é ainda hoje caracterizado pela predominância de automóveis, não só por razões como a disponibilidade constante e a alta flexibilidade. No entanto, associado à posse de carros individuais estão os inúmeros efeitos ecológicos, econômicos e sociais negativos, como poluição sonora, uso da terra, acidentes de trânsito, custos dos congestionamentos e ainda emissões de gases de efeito estufa nocivos. Para combater as consequências negativas do aumento de trânsito, conceitos de mobilidades sustentáveis, estreitamente associados ao desenvolvimento sustentável, precisam focar cada vez mais no interesse público. A desaposse de carros privados, o chamado “car sharing”, é visto por muitos autores como uma abordagem altamente promissora no que diz respeito à redução dos efeitos negativos mencionados, enquanto que preservando a mobilidade individual. Entretanto, os conceitos de car sharing atuais, estão ainda longe de alcançar o uso generalizado em muitas cidades europeias, incluindo a Grande Lisboa. A fim de retratar uma contribuição positiva na Grande Lisboa para um ambiente mais sustentável, inovador e competitivo, car sharing é investigado do ponto de vista do desenvolvimento sustentável no âmbito do projeto de pesquisa. Os resultados demonstram que um conceito de car sharing inovador e localmente adaptado poderia ajudar a combater as tendências ecológicas e econômicas desfavoráveis do aumento do volume de tráfego na Grande Lisboa. Ademais, é importante destacar que a aceitação social do uso de carros compartilhados é necessária, mas não suficiente para impulsionar esse conceito de mobilidade em direção a uma disseminação mais ampla., en=The passenger transport in many European cities is nowadays still characterized by a predominance of automobiles, not only for reasons of constant availability and high flexibility. However, attached to individual car ownership are numerous negative ecological, economic and social side effects, such as noise pollution, land use, traffic accidents, cost of traffic congestions and not least the emissions of harmful greenhouse gases. To counteract the negative consequences of increasing road traffic, sustainable mobility concepts, closely linked to sustainable development, have to further shift into the focus of public interest prospectively. Property-less car usage, so-called “car sharing”, is seen by many authors to offer a highly promising approach to reduce these negative effects of transport mentioned, while preserving the individual mobility. Nonetheless, car sharing concepts are nowadays still far away from reaching widespread use in many European regions, like in Greater Lisbon as well. In order to depict a positive contribution for an increasingly sustainable, innovative and competitive environment in Greater Lisbon, car sharing is investigated from the point of view of sustainable development within the scope of the present dissertation. The results demonstrate that an innovative and locally adapted car sharing concept may help to counteract the ecologically and economically unfavorable trend of increasing traffic volume in Greater Lisbon, while highlighting that social acceptance of shared car use is necessary, but alone not sufficient to push such a mobility concept towards a wider spread. }
novembro 3, 2016, 17:0
Publicação
Obra sujeita a Direitos de Autor
Orientação
ORIENTADOR
Maria do Rosário Sintra de Almeida Partidário
Departamento de Engenharia Civil, Arquitectura e Georrecursos (DECivil)
Professor Associado