Dissertação
{pt_PT=Responsabilidade social empresarial, dimensão e estrutura de mercado} {} EVALUATED
{pt=Esta dissertação pretende aferir se a estrutura de mercado e a dimensão organizacional são determinantes para a performance social. A análise estatística contou com uma amostra de 118 organizações, proveniente da base de dados da CSRHub, e mostra que as organizações em concorrência monopolística apresentam melhor performance de RSE, seguidas das organizações em oligopólios e, por fim, dos monopólios, confirmando resultados anteriores da literatura. Isto implica que as organizações inseridas em mercados mais competitivos, menos concentrados e que têm menor quota de mercado apresentam tendência para ter melhores performances em RSE e vice-versa. Foi demonstrado que a dimensão organizacional (medida através do número de empregados e da receita das organizações) apresenta uma correlação positiva e moderada com a performance em RSE e que o número de empregados apresenta uma correlação positiva e fraca com a dimensão Empregados. O modelo de regressão linear estimado indica que o número de empregados tem um impacto positivo na performance em RSE, enquanto que os oligopólios e os monopólios têm um efeito negativo e que a variável receita é uma mau estimador do índice de RSE. , en=The main purpose of this study is to investigate whether market structure and corporate size are determinants of Corporate Social Responsibility (CSR). We employ a sample including 118 companies belonging to the CSRHub’s database. Results show that companies in monopolistic competition market structures exhibit better CSR performance, followed by oligopolistic firms and, finally, monopolies, confirming previous results from the literature. More specifically, this means that companies in more competitive markets, less concentrated and having lower market share bear the tendency to perform better in CSR terms. Concerning firm size, and according to our findings, this variable (as measured by the number of employees and revenue) is positively and moderately related with CSR performance. The number of employees has a positive and weak correlation with the Employees dimension of CSR. The number of employees also has a positive effect in CSR performance as a whole, while oligopoly and monopoly structures have a negative effect. Besides that, the model tested indicates that Revenue is a bad predictor for CSR. }
novembro 5, 2015, 14:0
Publicação
Obra sujeita a Direitos de Autor
Orientação
ORIENTADOR
Ana Sofia Mascarenhas Proença Parente da Costa
Departamento de Engenharia e Gestão (DEG)
Prof Auxiliar Convidado
ORIENTADOR
Maria Margarida Martelo Catalão Lopes de Oliveira Pires Pina
Departamento de Engenharia e Gestão (DEG)
Professor Auxiliar