Dissertação
{pt_PT=Optimização do planeamento de operações de manutenção - O caso do Metropolitano de Lisboa} {} EVALUATED
{pt=O Metropolitano de Lisboa (ML), EPE é um dos principais operadores de transportes públicos da Grande Lisboa que, a par do serviço de transporte de passageiros, possui um serviço de Manutenção da sua frota de Material Circulante (MC). A situação deficitária das empresas de transportes públicos portuguesas, despoletou a necessidade de se melhorar a eficiência e eficácia dos seus processos e operações, sendo a Manutenção de MC uma das áreas visadas. O planeamento e escalonamento das operações de Manutenção é uma das áreas identificadas pela empresa como primordial na melhoria da eficiência, e o facto de na sua execução serem necessários vários tipos de recursos (colaboradores, instalações) aumenta a importância da sua análise. O presente trabalho é iniciado com uma caracterização, quer da empresa quer dos procedimentos e características que estão na base do método de planeamento da manutenção no ML. De forma a clarificar alguns conceitos e justificar algumas decisões tomadas no desenvolvimento da solução final, é realizada uma revisão da literatura científica relacionada com a temática. A solução desenvolvida é apresentada sob forma de um procedimento composto por duas fases, a primeira em que é feita uma seriação de MC e intervenções a realizar, e a segunda em que é utilizado um modelo matemático de optimização, com base na metodologia Resource-Task Network (RTN), para efectuar o escalonamento das várias actividades. Por fim, o procedimento desenvolvido é aplicado ao caso do ML, sendo complementado com um conjunto de cenários possíveis, e são retiradas algumas conclusões acerca da sua aplicabilidade., en=Metropolitano de Lisboa (ML), EPE is one of the main state-owned transportation companies that operates in the city of Lisbon and besides its core function, the passenger transportation, this company also performs maintenance tasks to their Rolling Stock (RS). The struggling financial situation of the Portuguese state-owned transportation companies, created the opportunity to improve the proceedings and the maintenance tasks’ efficiency and effectiveness, and this situation is not different for the ML Maintenance Department. The maintenance planning and scheduling process is one of the identified areas by the company to improve the efficiency of its operations, and the need to use several different resources (such as human resources or workplaces) justifies the present analysis. This thesis first starts describing the company and proceedings that are on the basis of the maintenance planning method currently used by ML. In order to clarify some of the terminology used and justify the way that the final solution was obtained, it is also made a Literature Review of this topic. The developed solution assumes the form of a 2-stage proceeding: in the first stage, the rolling-stock and the several tasks are sorted and pre-selected, meanwhile in the second stage, and using a Linear Programming Model based on the Resource-Task Network methodology (RTN), the tasks are scheduled. Finally, the developed proceeding is applied to the problem identified by ML, together with several scenarios, and at the end some conclusions are drawn about its relevance and applicability to the case study.}
novembro 26, 2014, 15:30
Publicação
Obra sujeita a Direitos de Autor
Orientação
ORIENTADOR
Departamento de Engenharia e Gestão (DEG)
Professor Auxiliar