Dissertação

{pt_PT=Integração da Gestão da Procura no Processo de Planeamento da Produção e Gestão de Compras: Indústria de Embalagens Metálicas - O caso da COLEP} {} EVALUATED

{pt=A gestão da procura e a consequente ligação com o processo de planeamento de produção e de compras é uma questão central nas empresas. Para que a informação seja útil é preciso haver orientação para um trabalho colaborativo entre os clientes e os fornecedores. É neste contexto que surge o problema apresentado neste trabalho onde se pretende estudar forma de melhorar o processo de integração das previsões de vendas no planeamento de produção e de compras da Colep, empresa produtora de embalagens metálicas, tendo em vista o auxílio na tomada de decisões. Na presente dissertação é caracterizado o problema da gestão da procura e da utilização das previsões pelos departamentos de planeamento da produção e de compras da Colep. Adicionalmente é feita uma revisão de literatura de modo a enquadrar o caso de estudo num contexto teórico e sustentar as soluções adotadas. Para a resolução do problema é desenvolvido um modelo de melhoria do processo de gestão da procura baseado em previsões a um nível mais detalhado do produto e é descrito o tratamento de dados realizado para a execução e desenvolvimento do modelo. Por fim, são testados modelos de previsão de séries temporais, a fim de perceber os que melhor traduzem a evolução histórica das vendas, e é demonstrada a relação entre as previsões de vendas e os processos de gestão de compras e de planeamento de produção. Desta forma é possível traduzir a informação da procura em necessidades de matéria-prima, e necessidades de afetação aos centros de trabalho., en=Nowadays, demand management and its connection to production planning process and purchasing process is a crucial issue in business management. For information to be useful it is necessary to have a collaborative work among customers and suppliers. This connection, and therefore greater interaction between the production systems and customers brings great challenges and needs for organizational, technological and resource solutions. It is in this context that the problem faced is presented, where studies are done to improve the sales forecast integration in production planning and purchasing processes in order to support decision make. This study is conducted in Colep, a metal packaging manufacturer. In this project is characterized the demand management problem and the use of sales forecast by the production planning and purchasing departments of Colep. Additionally, a literature review is done to frame the case study in a theoretical context and to sustain the adopted solutions. To solve this problem, an optimization model of the demand management process is developed. This model is based on a more detailed forecast level and the data treatment process prior to its implementation is described. Finally, time series methods are tested in order to understand and define the one which better reflect the sales historical evolution. It is also shown the relationship between sales forecast and purchase and planning production management. This provides a means to translate demand information in raw-material needs and work centers allocation needs. }
{pt=gestão da procura, sales and operations planning, chaves de desagregação de previsões, planeamento de produção, compras., en=demand management, sales and operations planning, forecast disaggregation keys, production planning, purchasing.}

novembro 4, 2014, 15:30

Publicação

Obra sujeita a Direitos de Autor

Orientação

ORIENTADOR

Amílcar José Martins Arantes

Departamento de Engenharia Civil, Arquitectura e Georrecursos (DECivil)

Professor Auxiliar