Dissertação

{pt_PT=Ensaio sobre Eficiência dos Aeroportos } {} EVALUATED

{pt=A avaliação de desempenho revela-se uma ferramenta extremamente importante, pois não existe forma de um operador melhorar a sua eficiência senão medir e controlar os seus principais indicadores. O método Data Envelopment Analysis (DEA) assume-se como uma dessas ferramentas, a qual permite aferir o nível de eficiência relativa de um conjunto de Unidades de Decisão (UD). Neste trabalho foi utilizada a DEA para um conjunto de 145 aeroportos com o objetivo de perceber quais os modelos de aeroportos mais eficientes, adotando modelos com orientações input e output para o ano de 2010. Como inputs foram selecionados o número de portas de embarque/desembarque, o número de funcionários, o comprimento total das pistas de aterragem/descolagem e os outros custos operacionais, enquanto os outputs escolhidos foram o número de voos e o número de passageiros equivalentes. Os resultados obtidos revelaram que apenas 21 aeroportos foram considerados eficientes de acordo com uma orientação input e 18 baseados numa orientação output. Além disso, concluiu-se que os aeroportos pertencentes à região Ásia/Pacífico foram mais eficientes do que os aeroportos europeus ou norte americanos. Em relação a modelos de gestão, os aeroportos privados operavam de modo mais eficiente do que os aeroportos públicos ou público-privados e os aeroportos geridos de forma isolada eram mais eficientes do que os aeroportos geridos por holdings. Por fim, concluiu-se que aeroportos que eram sujeitos a regulação económica operaram mais eficientemente do que aeroportos sem regulação económica, segundo uma orientação output, enquanto, segundo uma orientação input, apresentaram os mesmos níveis de eficiência. , en=Performance evaluation reveals itself as an extremely useful tool, since there is no opportunity to an operator improve its efficiency if major indicators were not controlled and measured. Data Envelopment Analysis (DEA) technique is one of the methods used to carry out performance analysis, which allows to assess the relative efficiency of a group of operators. For this reason, DEA was the chosen method to evaluate a set of 145 airports with the major objective to realize the airport models that operated in a more efficient way, not only with an input orientation, but also with an output orientation, in 2010. The DEA model adopted, as inputs, the number of gateways, the number of employees, the total length of runways and other operational costs. As outputs, the number of flights and the workload unit were the chosen ones. Amongst 145 airports, only 21 airports were considered efficient with an input oriented model and 18 according with an output oriented model. Furthermore, airports from Asia/Pacific operated more efficiently than European or North American counterparts. Regarding their ownership, private airports revealed less inefficiencies than public or public-private airports, as well as airports managed by individual entities were found to operate in a more efficient way than airport managed through holding companies. It was also possible to conclude that airports located in regions regulated (economically) by regulatory agencies were more efficient than airports without explicit airport regulation in output oriented model, whereas in input oriented models there were no difference. }
{pt=DEA, eficiência, aeroportos, modelos de gestão, regulação económica, en=DEA, efficiency, airports, management models, economic regulation}

novembro 14, 2014, 10:0

Publicação

Obra sujeita a Direitos de Autor

Orientação

CO-ORIENTADOR

Rui Domingos Ribeiro da Cunha Marques

Departamento de Engenharia Civil, Arquitectura e Georrecursos (DECivil)

Professor Catedrático

ORIENTADOR

Maria Isabel Craveiro Pedro

Departamento de Engenharia e Gestão (DEG)

Professor Auxiliar