Dissertação

{pt_PT=Simulação de uma cadeia de transporte marítima porta-a-porta entre os portos de Leixões e de Luanda} {} EVALUATED

{pt=Atualmente, não existe um serviço de transporte porta-a-porta entre Portugal e Angola sendo que, em todos os serviços oferecidos, os navios fazem várias escalas antes de chegarem ao destino. No entanto, e dada a importância das trocas comercias realizadas entre Portugal e Angola, torna-se pertinente avaliar a viabilidade de um serviço porta-a-porta entre estes dois países. Para isso foi realizado um enquadramento macroeconómico dos dois países, de forma a justificar a importância desta dissertação, seguindo-se uma revisão de literatura onde são apresentados conceitos relevantes de logística e simulação, terminando com a análise de estudos semelhantes ao deste trabalho. Por último, foi desenvolvido um modelo de simulação, no SIMUL8, capaz de avaliar quais os fatores necessários para que se consiga obter um serviço de transporte regular e eficaz entre os dois portos. Foram efetuadas quatro experiências, variando o número de navios a considerar, a sua velocidade e a periodicidade do transporte. Concluiu-se que para se obter um serviço regular o mesmo terá de ser assegurado por dois navios, com periodicidade quinzenal, e capacidade para 2000 TEU. Por fim concluiu-se também que, embora se consiga um transporte regular e eficaz, a taxa de ocupação do navio na viagem entre Luanda e Leixões poderá pôr em causa a viabilidade do serviço. , en=Currently, there is no transportation service door-to-door between Portugal and Angola. Thus, ships make several stops before reaching the destination regardless of the services offered. However, given the importance of commercial exchanges carried out between Portugal and Angola, evaluating the feasibility of a door-to-door service between these two countries became quite relevant. So, a macroeconomic framework of the two countries was developed in order to highlight the importance of this dissertation, followed by a review of relevant concepts in literature, emphasizing the concepts of logistics and simulation, ending with the analysis of similar studies to this work. It is also presented the development of the simulation model in SIMUL8, able to assess what factors are necessary to get a regular and effective transport service between the two seaports. Four experiments, varying the number of ships to consider, its speed and the frequency of transport, were performed. The results show that to obtain a regular service, two ships are required, with fortnightly and capacity of 2000 TEU. However, although it gets a regular and efficient transport, the occupancy rate of the ship on the journey between Luanda and Leixões could jeopardize the viability of the service. }
{pt=Logística, Simulação de eventos discretos, SIMUL8, Transporte regular, Transporte porta-a-porta, en=Logistics, Discrete-Event Simulation, SIMUL8, Regular transportation, Door-to-door transportation}

novembro 14, 2014, 14:0

Publicação

Obra sujeita a Direitos de Autor

Orientação

ORIENTADOR

Amílcar José Martins Arantes

Departamento de Engenharia Civil, Arquitectura e Georrecursos (DECivil)

Professor Auxiliar