Dissertação
{pt_PT=Innovation, Technology and Services: Marketing, Art and Culture } {} EVALUATED
{pt=Um dos objetivos da pesquisa de marketing é estudar o comportamento do cliente para perceber o seu grau de satisfação. Quando se trata de um serviço é importante conhecer as atitudes, os interesses e preferencias dos clientes para melhorá-lo e garantir a futura satisfação de novas audiências. Este estudo focaliza-se em fatores de comportamento dos visitantes dos museus, mais concretamente a sua satisfação com a tecnologia. Como atualmente a tecnologia tem ocupado uma parte importante das vidas das pessoas, é perfeitamente compreensível que as instituições culturais, como os museus, queiram conhecer as preferências e as suas opiniões dos seus clientes sobre a tecnologia. Por este motivo, estudou-se a perspectiva de marketing de serviços, considerada na preparação de uma entrevista dirigida a dois museus distinguidos de Lisboa, assim como na elaboração de dois questionários, um dirigido aos museus e o outro dirigido aos potenciais visitantes (clientes). Os resultados empíricos não mostram uma relação clara entre o comportamento atual dos jovens da amostra e outros fatores como a sua atitude relativamente a Apps, redes sociais ou tecnologias interativas. Ainda assim, este estudo mostra que as opiniões e preferências dos visitantes e as dos museus em relação à tecnologia são similares, o que poderá aumentar a atração dos museus para este segmento do mercado, importante para aquelas instituições culturais. , en=One of the objectives of marketing research is studying the customer’s behavior in order to perceive their degree of satisfaction. When delivering a service it is important to know customers’ attitudes, interests and preferences in order to improve it and guarantee a future satisfaction for new audiences. This study is focused on factors influencing the behavior of museums visitors, more specifically their attitude towards technology. As nowadays technology has occupied an important part in people’s life, it is understandable that cultural institutions such as museums want to know customers’ preferences and opinions about technology. The services marketing perspective was studied and informed the preparation of the interviews in two relevant museums in Lisbon as well as the elaboration of two questionnaires, one for museums and one intended for visitors (customers). The empirical results do not show a clear relation between the youthful sample current behavior and other factors such as their attitude towards Apps, Social Networks or Interactive Technologies. However, the study shows that the visitors’ opinions and preferences related to technology are very similar to the ones from museums, which may increase the future attractiveness of museums from this market segment, important for those cultural institutions. }
novembro 3, 2014, 11:30
Publicação
Obra sujeita a Direitos de Autor
Orientação
ORIENTADOR
Carlos Manuel Pinho Lucas de Freitas
Departamento de Engenharia e Gestão (DEG)
Professor Auxiliar