Dissertação

{pt_PT=Development of a Multi-criteria Decision Aiding Methodology for Dredging Problems: Analysis of the San Francisco Bay} {} EVALUATED

{pt=O transporte marítimo permite a expedição de produtos por longas distâncias a baixos custos, e tem capacidade quase ilimitada. O desenvolvimento e manutenção dos cursos de água são essenciais para que as empresas que usam este transporte sejam capazes de competir. A construção e a manutenção de vias marítimas requerem o desempenho de dragagem. Estas consistem na remoção de material do fundo e das laterais dos cursos de água tornando-os navegáveis. Nos EUA, o USACE (United States of America Corps of Engineers) é responsável pela gestão das atividades de dragagem. Seleciona e decide, para cada cenário, método, equipamento e local de depósito dos sedimentos que considera mais adequados. A seleção é feita com base em considerações ambientais, económicas e técnicas. No entanto, não existe um método formal de seleção de máquinas de dragagem. Esta Dissertação pretende ser uma primeira abordagem ao desenvolvimento de um Modelo de Avaliação Multicritério com o objetivo de ordenar máquinas de dragagem de acordo com a sua adequação a um dado cenário. Primeiro, é apresentada informação sobre dragagem, particularmente nos EUA. De seguida, é apresentada uma revisão bibliográfica focada na aplicação de abordagens Multicritério a casos semelhantes. Por fim, são introduzidos os passos seguidos na construção da metodologia, bem como os seus resultados quando aplicada ao caso da Baía de São Francisco. A Dissertação é, assim, uma introdução às principais preocupações e problemas relacionados com atividades de dragagem. Inclui todos os passos seguidos, bem como, os resultados obtidos na aplicação à Baía de São Francisco., en=Maritime transportation is able to carry products for long distance, with low costs and almost unlimited capacity. The development and maintenance of waterways are essential for state owned and private companies that use these courses to be able to compete. The construction and the maintenance of waterways require the performance of dredging activities. These activities consist of the removal of material from the bottom or the side of water channels making them navigable. The USACE (United States of America Corps of Engineers) is responsible for managing dredging activities throughout the USA. It selects and decides the dredging methods, equipment, and disposal alternatives to use. The selection considers environmental, economical, and technological evaluations. However, there is no formal method to select the most adequate machines. Thus, this Dissertation intends to be a first contribution for the development of an MCDA methodology to rank the dredging machines according to their adequacy for a given scenario. To achieve these goals it firstly presents general information about dredging activities, particularly, in the USA. Secondly, it provides, a literature review, focused mainly on the application of MCDA approaches to similar case studies. Finally, it introduces the main steps for the construction of the methodology and presents the results of its application to the San Francisco Bay port. This Dissertation is, therefore, an introduction to the main concerns and problems related with dredging activities. It includes all the steps followed to reach the final model and the results obtained for the San Francisco Bay port.}
{pt=Dragagem, MCDA, Ordenação, USACE, en=Dredging, MCDA, Ranking, USACE}

outubro 28, 2014, 9:30

Publicação

Obra sujeita a Direitos de Autor

Orientação

ORIENTADOR

José Rui De Matos Figueira

Departamento de Engenharia e Gestão (DEG)

Professor Associado