Dissertação
{en_GB=Cooperation for the Internationalization of Portuguese SMEs: Learning Experiences from PME Connect} {} EVALUATED
{pt=A globalização introduziu uma nova era de interconectividade e ambiente de negócios, obrigando empresas de todos os tipos e tamanhos a explorarem mercados internacionais. Pesquisas extensas mostram os desafios formidáveis enfrentados pelas empresas, especialmente as pequenas e médias empresas (PMEs), em suas ambições de internacionalização. Esses desafios, que vão desde a falta de recursos até a concorrência acirrada, apresentam obstáculos significativos para a internacionalização bem-sucedida das PMEs. Este estudo avalia o papel fundamental da colaboração entre PMEs e grupos fortemente internacionalizados (GFIs) para a internacionalização bem-sucedida das PMEs, bem como examina a eficácia de modelos de cooperação entre PMEs e GFIs para fins de internacionalização. Este estudo emprega estratégia de estudo de caso e método misto, explorando os aprendizados do PME Connect, um projeto conduzido pela Câmara de Comércio de Portugal entre Janeiro de 2017 e Dezembro de 2018, com o objetivo de desenvolver iniciativas colaborativas de internacionalização aproveitando a experiência dos GFIs. Os resultados do estudo revelaram que 62% das PMEs pesquisadas consideraram crucial a cooperação com GFIs, enquanto 66% das PMEs internacionalizadas estabeleceram parcerias no exterior, destacando o valor das parcerias nos negócios internacionais. Os resultados desta pesquisa destacam a importância irrefutável da cooperação como indispensável nos processos de internacionalização das PMEs. Ao colaborar com os GFIs, quatro modelos robustos emergem como opções viáveis: relações cliente-fornecedor, empreendimentos de investimento, relações institucionais e interações baseadas em plataformas. Esses esforços cooperativos podem ser formais, informais ou uma fusão de ambos, cada um oferecendo vantagens únicas para a internacionalização das PMEs. , en=Globalization has introduced a new era of interconnectedness and business environment, forcing businesses of all types and sizes to explore international markets. Extensive research has shown the formidable challenges faced by companies, notably small and medium-sized enterprises (SMEs), in their internationalization ambitions. These challenges, ranging from resource constraints to heightened competition, present significant obstacles to the successful internationalization of SMEs. This study assesses the pivotal role of collaborative efforts between SMEs and highly internationalized groups (HIGs) for the successful internationalization of SMEs as well as scrutinizing the efficacy of cooperation models deployed by SMEs in partnership with HIGs for internationalization purposes. This study employs a case study strategy and mixed method, exploring the learning from the inaugural PME Connect, a project conducted by the Portuguese Chamber of Commerce between January 2017 and December 2018 to develop collaborative internationalization initiatives by leveraging the expertise of HIGs. The study case results revealed that 62% of surveyed SMEs found cooperation with HIGs crucial while 66% of internationalized SMEs collaborate or have established partnerships overseas, highlighting the value of partnerships in international business. The findings of this research underscore the irrefutable significance of cooperation, whether with HIGs or fellow SMEs, as an indispensable in SMEs’ internationalization processes. When collaborating with HIGs, four robust models emerge as viable options — client-supplier relationships, investment ventures, institutional relations, and platform-based interactions. These cooperative efforts can be formal, informal, or a fusion of both, each holding unique advantages in advancing the internationalization objectives of SMEs. }
julho 15, 2024, 15:0
Orientação
ORIENTADOR
Paulo Alexandre Fernandes Varela Simões Caldas
Departamento de Engenharia e Gestão (DEG)
Professor Associado Convidado