Dissertação
{en_GB=Towards a Distribution Centre Digital Twin at Jerónimo Martins: the case of reception of goods} {} EVALUATED
{pt= Numa era em que a resposta rápida e a eficiência são de extrema relevância, a Jerónimo Martins busca aprimorar suas capacidades logísticas através da transformação digital. Esta tese propõe um passo fundamental para o desenvolvimento de um Digital Twin, abordando ineficiências críticas no processo de recepção no Centro de Distribuição de Algoz. Este estudo identifica a alocação de portas de doca como um bottleneck principal, impactando o fluxo operacional e a capacidade de resposta. Um modelo de Programação Linear Inteira Mista foi desenvolvido, utilizando dados reais para estrategicamente melhorar a atribuição dos transportadores a chegar às portas de doca, juntamente com práticas de armazenamento eficientes. O modelo é projetado para acomodar múltiplas restrições e objetivos, incluindo a minimização da utilização de docas e a ocupação das baías de descarregamento. Para além disso, o modelo incorpora um parâmetro de folga para acomodar imprecisões nos dados das encomendas e, assim, adaptar-se às flutuações nos horários de chegada e na velocidade de processamento. A eficácia do modelo foi avaliada usando dados operacionais reais e validada por meio de um processo de simulação de Monte Carlo para avaliar sua robustez e fiabilidade. Os resultados indicam que o modelo é capaz de prever a utilização otimizada das portas de doca com uma boa precisão. Adicionalmente, o modelo fornece informações valiosas sobre as encomendas a receber e estabelece uma base sólida para o desenvolvimento futuro de um Digital Twin abrangente na Jerónimo Martins, visando melhorar a resiliência da cadeia de abastecimento e a eficiência operacional., en=In an era where rapid responsiveness and efficiency are of extreme relevance, Jerónimo Martins seeks to advance its logistics capabilities through digital transformation. This thesis proposes a foundational step towards the development of a Digital Twin by addressing critical inefficiencies in the reception process at the Algoz Distribution Centre. The study identifies the allocation of dock doors as a primary bottleneck, impacting operational throughput and responsiveness. A Mixed Integer Linear Programming model was developed, utilising real data to strategically enhance the assignment of incoming trucks to dock doors along with efficient storing practices. The model is designed to accommodate multiple constraints and objectives, including minimizing dock utilisation and unloading bays occupation. Moreover, it incorporates a slack parameter to manage data inaccuracies on incoming orders and therefore adapt to fluctuations in arrival times and processing speed. The model's effectiveness was evaluated using actual operational data and validated through a Monte Carlo simulation process to assess its robustness and reliability. Results indicate that the model is capable of predicting optimised dock door utilisation with good accuracy. Furthermore, the model provides valuable insights about incoming orders and lays a robust groundwork for the further development of a comprehensive Digital Twin at Jerónimo Martins, aiming to enhance supply chain resilience and operational efficiency.}
dezembro 3, 2024, 15:0
Orientação
ORIENTADOR
Departamento de Engenharia e Gestão (DEG)
Professor Associado