Dissertação

{en_GB=Logistics Distribution Model for Worten’s Own Brands on European Marketplaces. The Case Study of Worten} {} EVALUATED

{pt=O avanço da tecnologia tem levado os consumidores a exigir cada vez mais um acesso rápido a informações, produtos e serviços, o que força as empresas a adaptarem-se constantemente e a otimizarem as suas operações, de modo a responder à procura crescente. Esta crescente procura incentiva as empresas a internacionalizarem-se, permitindo-as expandirem o seu alcance e satisfazer as expectativas dos clientes de uma forma global, mantendo simultaneamente uma vantagem competitiva. É neste contexto que a Worten, uma empresa portuguesa de retalho de bens eletrónicos de consumo, eletrodomésticos e entretenimento, pretende expandir a sua presença no mercado internacional, especialmente na Alemanha e França, através de plataformas de e-commerce. Desta forma, este estudo explora um modelo de distribuição logística para uma empresa que se queira internacionalizar através de marketplaces europeus, com foco específico na plataforma Amazon. Dado o crescimento contínuo do comércio eletrónico, e a importância das plataformas de marketplace, este trabalho procura analisar as diferentes estratégias de internacionalização disponíveis. Dois cenários distintos são estudados: a utilização dos serviços de fulfillment oferecidos pelo Marketplace, e a subcontratação de Centros de Distribuição próprios. A metodologia adotada inclui a modelagem matemática para otimizar a localização dos Centros de Distribuição, que minimize os custos totais. Os resultados oferecem insights valiosos para empresas que procurem expandir as suas operações para novos mercados por meio de plataformas de e-commerce, contribuindo para decisões estratégicas mais informadas., en=Advances in technology have led consumers to increasingly demand quick access to information, products and services, which forces companies to constantly adapt and optimise their operations in order to meet growing demand. This growing demand for speed and accessibility pushes companies toward internationalisation, allowing them to expand their reach and meet consumer expectations globally, while maintain a competitive edge. In this context, Worten, a Portuguese retailer of consumer electronics, household appliances, and entertainment, is seeking to expand its presence in international markets, particularly in Germany and France, through e-commerce platforms. This thesis explores a logistics distribution model for a company aiming to internationalise via European marketplaces, with a focus on the Amazon platform. Given the steady growth of e-commerce and the pivotal role of marketplace platforms, this research analyses different internationalisation strategies. Two different scenarios are studied: using the fulfilment services offered by the Marketplace, and subcontracting their own Distribution Centres. The methodology adopted includes mathematical modelling to optimise the location of Distribution Centres, which minimises total costs. The results offer valuable insights for companies looking to expand their operations into new markets via e-commerce platforms, contributing to more informed strategic decisions. }
{pt=Modelo de Distribuição, Facility Location Problem, Internacionalização, Marketplace, en=Distribution Model, Facility Location Problem, Internationalisation,  Marketplace}

dezembro 10, 2024, 11:30

Orientação

ORIENTADOR

Susana Isabel Carvalho Relvas

Departamento de Engenharia e Gestão (DEG)

Professor Associado

ORIENTADOR

Diana Rita Ramos Jorge

Departamento de Engenharia e Gestão (DEG)

Professor Auxiliar