Dissertação

{en_GB=A simple decision-support model to help newcomers design their e-commerce order-picking system} {} EVALUATED

{pt=Com o crescimento do comércio eletrónico, surgiram novas tendências e comportamentos. As encomendas em linha tornaram-se pequenas, o comércio eletrónico permite oferecer maiores sortimentos, as cargas de trabalho tornaram-se altamente variáveis devido a eventos promocionais que atraem o consumo em massa e os prazos são cada vez mais apertados para satisfazer os clientes. Tudo isto tem consequências para a cadeia de abastecimento e as empresas têm de adaptar os seus armazéns em conformidade (Boysen et al., 2019a). Apesar da complexidade e importância do projeto de armazéns, poucos artigos tratam desse assunto em sua totalidade (Bottani et al., 2019). Esta tese tem como objetivo propor um modelo simples de apoio à decisão que os recém-chegados ao comércio eletrónico possam utilizar para conceber a sua área de recolha de encomendas. Mais concretamente, após uma investigação aprofundada sobre a organização e as políticas operacionais das operações de separação de encomendas, foram concebidos nove diagramas de decisão, que são propostos para decisões relacionadas com métodos de armazenamento, ciclos de encomendas, políticas de encaminhamento, disposição interna da área de separação de encomendas, lotes, zonagem, separação por ondas, processos de consolidação e atribuições de locais de armazenamento (SLA). Um diagrama adicional propõe uma abordagem iterativa que liga todos os gráficos, de modo a que as decisões possam ser tomadas à luz de outras decisões e adaptadas em conformidade. Os dados necessários para que uma empresa os utilize dizem respeito ao tipo de produtos manuseados, à procura, à tecnologia disponível, ao armazém e aos fluxos de operação, en=With the rise of e-commerce, new trends and behaviours have emerged. Online orders have become very small, e-commerce makes it possible to offer larger assortments, workloads have become highly variable due to promotional events that attract mass consumption, and deadlines are increasingly tight to satisfy customers. All this has consequences for the supply chain, and companies need to adapt their warehouses accordingly (Boysen et al., 2019a). Despite the complexity and importance of warehouse design, few articles deal with this issue in its entirety (Bottani et al., 2019). This thesis aims to propose a simple decision-support model that e-commerce newcomers can use to design their order-picking area. More specifically, following in-depth research into the organisation and operational policies of order picking operations, nine decision diagrams have been designed and are proposed for decisions relating to storage methods, order cycles, routing policies, internal picking area layouts, batching, zoning, wave picking, consolidation processes, and Storage Location Assignments (SLAs). An additional diagram proposes an iterative approach that links all the charts so that decisions can be made in light of other decisions and adapted accordingly. The data required for a company to use them concerns the type of products handled, the demand, the available technology, the warehouse, and the operation flows. Therefore, it doesn’t require any computational power, as is usually needed in papers related to warehouse designs. Finally, the use of these decision flowcharts is illustrated by the example of the Portuguese company Despomar. }
{pt=Recolha de encomendas, conceção de armazéns, comércio eletrónico, modelo de apoio à decisão, en=Order picking, warehouse design, e-commerce, decision support model}

outubro 29, 2024, 11:30

Orientação

ORIENTADOR

Marco Alexandre De Oliveira Leite

Departamento de Engenharia Mecânica (DEM)

Professor Auxiliar

ORIENTADOR

Gonçalo Nuno Alfredo Cardeal

Departamento de Engenharia Mecânica (DEM)

Professor Auxiliar Convidado