Dissertação
{en_GB=Market Power Dynamics in the Innovation-Survival Nexus of Portuguese Firms} {} EVALUATED
{pt=Esta dissertação tem como objetivo investigar a relação entre inovação e sobrevivência das empresas, bem como a relação entre o poder de mercado que as empresas têm e a sua capacidade de sobreviver. Um dos objetivos deste estudo é analisar, para um painel de 153 616 empresas portuguesas, a relação entre inovação, poder de mercado e sobrevivência. Assim, as empresas podem adaptar a sua estratégia com base em aspetos que se revelaram eficazes para outras, sendo capazes de melhor alocar recursos, fazendo escolhas mais informadas. Por isso, compreender como a inovação afeta a sobrevivência ajuda os decisores a serem mais conscientes, satisfazendo as exigências dos seus clientes. Existem algumas lacunas na literatura relativamente ao papel do poder de mercado na inovação, sem consenso sobre quais as empresas que mais beneficiam das suas tentativas inovadoras. Este estudo permite-nos compreender se o efeito da inovação na sobrevivência varia em função do poder de mercado. Utilizando modelos cloglog e medindo inovação e o poder de mercado com os colaboradores ligados à Investigação e Desenvolvimento (I&D) e à Margem Preço-Custo (PCM), respetivamente podemos confirmar que ter colaboradores em I&D e ter margens mais elevadas reduz a mortalidade das empresas. Os resultados sugerem também que o efeito de ter trabalhadores em I&D é o mesmo para todos os níveis de poder de mercado — embora as empresas com margens mais elevadas possam ter mais recursos para investir em I&D, o impacto na redução da mortalidade das empresas parece ser semelhante, independentemente do poder de mercado., en=This dissertation aims to investigate the relationship between innovation and firm survival, as well as the relationship between the market power that companies have and their ability to survive longer. One of the objectives of this study is to analyze, for a panel of 153 616 Portuguese firms, the relationship between innovation, market power and company survival. Thus, firms can adapt their strategy based on aspects that have proven effective for others, allocating resources more effectively, and making more informed choices. Understanding how innovation affects survival helps decision-makers to prepare more conscious decisions while satisfying their customers' demands. There are, however, some gaps in the literature regarding the role of market power in innovation, with no consensus about which companies benefit most from their innovative attempts. This study allows us to understand whether the effect of innovation on survival varies depending on market power. Using cloglog models and measuring innovative activity and market power with the employees linked to Research and Development (R&D) and the Price-Cost Margin (PCM), respectively we can confirm that having employees in R&D reduces firm mortality and that companies with higher margins are also able to survive longer. Furthermore, the results suggest that the effect of having R&D workers is the same for all levels of market power — despite companies with more market power having more resources, the impact of R&D on survival appears consistent across all levels of market power, with no significant difference in the likelihood of firm failure based on market power.}
dezembro 9, 2024, 14:30
Orientação
ORIENTADOR
António Sérgio Constantino Folgado Ribeiro
Departamento de Engenharia e Gestão (DEG)
Professor Auxiliar
ORIENTADOR
Hugo Miguel Fragoso de Castro Silva
Departamento de Engenharia e Gestão (DEG)
Professor Auxiliar