Dissertação
{pt_PT=Estratégia e Modelo de Negócios do Projeto SHELTER} {} EVALUATED
{pt=A crescente preocupação com os eventos sísmicos e com a falta de capacidade de os edifícios antigos resistirem aos mesmos, levou a que fosse identificada oportunidade no mercado. Perante essa realidade, o projeto SHELTER surge como uma iniciativa em co-promoção da Teixeira Duarte Engenharia e Construção (TDEC) e do Instituto Superior Técnico (IST), com o objetivo de desenvolver e comercializar abrigos sísmicos. O presente trabalho pretende identificar as melhores práticas na formulação de estratégias empresariais, avaliar o mercado potencial para o abrigo sísmico e desenvolver um modelo de negócio eficaz que permita a sua comercialização e sucesso no mercado. A metodologia adotada foi o estudo de caso e baseou-se numa abordagem qualitativa, envolvendo a recolha de dados através de uma revisão de literatura e a análise de documentos fornecidos pela equipa do projeto. A revisão de literatura permitiu contextualizar o problema e compreender a conjuntura que motivou o desenvolvimento do abrigo sísmico, fornecendo uma base teórica sólida para o estudo. O Benchmarking foi realizado através da pesquisa de produtos similares existentes no mercado, permitindo identificar as melhores práticas e posicionar o abrigo sísmico de forma competitiva. A implementação do modelo de negócio Canvas foi fundamental para estruturar e visualizar os componentes essenciais do modelo de negócio, enquanto a análise SWOT permitiu avaliar as forças, fraquezas, oportunidades e ameaças associadas ao projeto. Esta abordagem permite analisar o contexto interno e externo e com base nisso, formular as estratégias a ser implementadas e o desenvolvimento dos planos de ação. , en=The increasing concern with seismic events and the inability of old buildings to withstand them has highlighted a market opportunity. In response to this situation, the SHELTER project emerges as a co-promotion initiative by Teixeira Duarte Engenharia e Construção (TDEC) and Instituto Superior Técnico (IST), aiming to develop and commercialize seismic shelters integrated into existing buildings, enhancing the probability of survival in case of building collapse. This work aims to identify the best practices in formulating business strategies, assess the potential market for the seismic shelter, and develop an effective business model that enables its commercialization and market success. The methodology adopted was a case study based on a qualitative approach, involving data collection through a literature review and analysis of documents provided by the project team. The literature review allowed for contextualizing the problem and understanding the circumstances that motivated the development of the seismic shelter, providing a solid theoretical foundation for the study. Benchmarking was conducted by researching similar products existing in the market, allowing for the identification of best practices and competitive positioning of the seismic shelter. The implementation of the Business Model Canvas was crucial for structuring and visualizing the essential components of the business model, while the SWOT analysis enabled the evaluation of the strengths, weaknesses, opportunities, and threats associated with the project. This approach allows for the analysis of the internal and external contexts, and based on this, the formulation of strategies to be implemented and the development of action plans.}
julho 9, 2024, 11:30
Publicação
Obra sujeita a Direitos de Autor
Orientação
ORIENTADOR
Paulo Alexandre Fernandes Varela Simões Caldas
Departamento de Engenharia e Gestão (DEG)
Professor Associado Convidado