Dissertação

{en_GB=Using Kansei Engineering methodology to support the development of a packaging-free area} {} EVALUATED

{pt=Perante uma sociedade informada, consciente e cada vez mais exigente e também um mercado saturado de produtos idênticos, as empresas sentem a necessidade de oferecer soluções inovadoras e atrativas, capazes de impactar os consumidores no seu primeiro contacto com o produto. O progresso tecnológico juntamente com um mercado competitivo levaram as empresas a adotar filosofias orientadas para o consumidor. Kansei Engineering surgiu no Japão como uma tentativa de compreender as necessidades afetivas do consumidor e relacioná-las com as propriedades específicas do produto. Uma vez que esta metodologia tem sido pouco explorada nos países ocidentais, este estudo pretende fornecer uma visão geral do que é Kansei e Kansei Engineering e aplicar esta metodologia para o desenvolvimento de uma “área livre de embalagens”, nomeadamente um sistema dispensador de self-service para o Grupo Cerealis, o qual estará disponível nas cadeias de supermercados. Métodos estatísticos como a Regressão Logística Binária e a Análise de Regressão Múltipla foram utilizados para quantificar a relação entre as emoções dos consumidores e as propriedades da “área livre de embalagens” e assim obter diretrizes de design. Outras técnicas tais como a Análise Fatorial, utilizada para a criação de mapas percetuais, e Análise Conjunta foram utilizadas para complementar os resultados obtidos anteriormente, a fim de fornecer recomendações de design mais consistentes. Kansei Engineering tem demonstrado ser uma metodologia eficaz e o resultado deste estudo poderá ser útil para as indústrias interessadas em desenvolver ou melhorar produtos semelhantes., en=Facing an informed, conscious and increasingly demanding society and also a market saturated with identical products, companies feel the need to offer innovative and attractive solutions, capable to impact the consumers on their first contact with the product. The technological progress along with a competitive market have resulted in a consumer-oriented philosophy adopted by many companies. Kansei Engineering emerged in Japan as an attempt to understand the affective needs of the consumer and relate them with specific properties of the product. Since this methodology has been little explored in western countries, this study intends to provide an overview of what Kansei and Kansei Engineering are and apply this methodology for the development of a ‘packaging-free area’, namely a self-service dispenser system, to be available in supermarkets chains for the Cerealis Group. Statistical methods such as Binary Logistic Regression and Multiple Regression Analysis were used to quantify the relationship between the consumers’ perceptions and the ‘packaging-free area’ properties and thus obtain design guidelines. Other techniques such as Factor Analysis used to elaborate perceptual maps and Conjoint Analysis were used to complement the results obtained before, in order to provide more consistent design recommendations. Kansei Engineering demonstrated to be a powerful methodology and the outcome of this study can be useful for industries interested in developing or improving similar products.}
{pt=Kansei Engineering, Design Emocional, Desenvolvimento de Produtos, Métodos Multivariados, Área livre de embalagens, en=Kansei Engineering, Emotional design, Product Development, Multivariate Methods, Packaging-free area}

junho 17, 2021, 10:0

Publicação

Obra sujeita a Direitos de Autor

Orientação

ORIENTADOR

Carlos Manuel Ferreira Monteiro

Departamento de Engenharia e Gestão (DEG)

Professor Auxiliar