Dissertação

{en_GB=Moving towards a new framework to critically differentiate between and categorise stakeholders to be engaged in the evaluation of health technologies The Stake-frame} {} EVALUATED

{pt=O problema da categorização sistemática de stakeholders está ainda pouco desenvolvido na literatura. Com a investigação IMPACT-HTA foi concluída a primeira etapa da análise de stakeholders, correspondente à fase de identificação. Por conseguinte, esta dissertação alargou o trabalho anterior realizado pela investigação IMPACT-HTA e incluiu a componente da diferenciação e categorização, segunda fase da análise de stakeholders. Revimos os métodos de mapeamento visuais existentes na literatura, para compreender quais as técnicas mais adequadas a utilizar em combinação com a CSH, a ferramenta de identificação dos stakeholders. Como resultado, apenas três métodos de mapeamento são relevantes para a literatura. No entanto, estes métodos foram pouco abordados num contexto de mapeamento específico. Escolhemos o modelo das Classes de Stakeholders e Saliência de (Mitchell et al., 1997) e adaptámos as suas dimensões à framework da CSH, desenvolvida por (Ulrich, 1983, 1987, 2003, 2005). Posteriormente, desenvolvemos a estrutura de arquitetura para a nova framework, seguindo cinco passos de investigação metodológica. Como resultado, surgiram novas categorias e subcategorias (ou classes) de stakeholders. A seguir, realizámos workshops para trocar conhecimentos teóricos sobre design thinking e sobre visualização da informação para a concepção da nova estrutura visual, a fim de destacar a importância dos stakeholders que participam no processo de tomada de decisão e categorizá-los. No final, aplicámos esta framework ao caso de estudo IMPACT-HTA: em que todas as 6 agências HTA têm um mapeamento diferente de stakeholders, refletindo diferentes sistemas de saúde, provando que este mapeamento é sensível a diferentes realidades e visualmente dá esta perceção., en=The problem of systematic categorisation of stakeholders is still poorly developed in the literature. With the IMPACT-HTA research, the first step of the stakeholder analysis was concluded, corresponding to the stakeholder identification phase. Therefore, this dissertation extended the previous work done in the IMPACT-HTA research and included the differentiation between and categorisation of stakeholders component, the second stage of stakeholder analysis (SA). We review the existing visual mapping methods in the literature to understand which techniques were the most appropriate to use combined with the CSH, the stakeholder identification tool. As a result, only three mapping methods were relevant to the literature. However, these methods were barely addressed in a specific mapping context. We chose the Stakeholder Classes and Salience model by (Mitchell, Agle, & Wood, 1997) and we adapted its dimensions to the CSH framework, developed by (Ulrich, 1983, 1987, 2003, 2005). Then, we developed the architecture structure for the new framework, following five steps of methodological research. As a result, new stakeholder categories and subcategories (or classes) emerged. Afterwards, we conducted workshops to exchange theoretical knowledge in design thinking and information visualisation for constructing and design the new visual framework to highlight the salience of the stakeholders who participate in the decision-making process and categorise them. In the end, we applied it to the IMPACT-HTA case study: all the 6 HTA agencies have a different mapping of stakeholders, reflecting different health systems, proving the mapping is sensitive to different realities and visually gives this perception.}
{pt=stakeholder, análise de stakeholders, mapeamento visual, avaliação de tecnologias de saúde, CSH, en=stakeholder, stakeholder analysis, visual mapping, health technology assessment, CSH}

Janeiro 20, 2021, 10:0

Orientação

ORIENTADOR

Ana Catarina Lopes Vieira Godinho de Matos

Centro de Estudos de Gestão do IST (CEG-IST)

ORIENTADOR

Mónica Duarte Correia de Oliveira

Departamento de Engenharia e Gestão (DEG)

Professor Associado