Dissertação

{pt_PT=A comunicação dos Objectivos de Desenvolvimento Sustentável a nível empresarial} {} EVALUATED

{pt=O consumo excessivo de recursos naturais, a produção em massa e o desenvolvimento tecnológico, resultou numa enorme crise global de sustentabilidade. Nas últimas décadas, a degradação ambiental e as tensões sociais colocaram as sociedades sob fortes pressões, o que originou a criação de um acordo político global histórico em 2015, quando 193 países assinaram os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) das Nações Unidas para a Agenda de Sustentabilidade para 2030. Os ODS são assim considerados uma nova esperança para a humanidade no combate à degradação ambiental e social existente. Considerando estas preocupações, várias empresas passaram a adotar os ODS nas suas estratégias de sustentabilidade, estando alinhados com a sua missão. No entanto, é importante as empresas reportarem e comunicarem o seu progresso relativamente aos ODS às suas partes interessadas, de modo a melhorarem a sua reputação, a imagem de marca e aumentarem o valor corporativo. Desta forma, este projeto foca-se na recomendação de linhas gerais para as empresas comunicarem o seu progresso nos ODS de uma forma apropriada e coerente com o seu público-alvo. Primeiramente, é apresentado o problema em estudo. Em seguida são caracterizados os ODS, e apresentado um levantamento prático de como algumas empresas se estão a empenhar. Posteriormente, é realizada uma revisão de literatura sobre os conceitos mais relevantes para o problema. É descrita a metodologia a seguir, tanto em termos de empresas e de consumidores. Com base na execução da metodologia, foram analisados os resultados, culminando num guia estratégico de comunicação empresarial (framework). , en=Excessive consumption of natural resources, mass production and technological development has resulted in a huge global sustainability crisis. In recent decades, environmental degradation and social tensions have put societies under severe pressure, leading to the creation of a historic global political agreement in 2015, when 193 countries signed the United Nations' Sustainable Development Goals (SDGs) for the 2030 Sustainability Agenda. The SDGs are thus considered a new hope for humanity in combating existing environmental and social degradation. Considering these concerns, several companies have started to adopt SDGs in their sustainability strategies, being aligned with their mission. However, it is important for companies to report and communicate their progress on SDGs to their stakeholders in order to improve their reputation, brand image and increase corporate value. Therefore, this project focuses on recommending guidelines for companies to communicate their progress on SDGs in a manner that is appropriate and consistent with their target audience. First, the problem under study is presented. Then the SDGs are characterized, and a benchmarking of how some companies are engaging is presented. Afterwards, a literature review is performed on the most relevant concepts for the problem. The following methodology is described, both in terms of companies and consumers. Based on the execution of the methodology, the results were analyzed, culminating in a strategic business communication guide (framework). }
{pt=Objetivos do Desenvolvimento Sustentável, Sustentabilidade, Comunicação, Marketing, en=Sustainable Development Goals, Sustainability, Communication, Marketing}

janeiro 28, 2021, 14:0

Publicação

Obra sujeita a Direitos de Autor

Orientação

ORIENTADOR

Ana Sofia Mascarenhas Proença Parente da Costa

Nova SBE

Professor Auxiliar

ORIENTADOR

Ana Isabel Cerqueira de Sousa Gouveia Carvalho

Departamento de Engenharia e Gestão (DEG)

Professor Associado