Dissertação

{pt_PT=Melhoria do processo de construção e montagem de um protótipo de competição. O caso da ADESS-AG} {} EVALUATED

{pt=O produto da ADESS-AG é o ADESS-AD03 Evo, um protótipo LMP3, do qual a empresa tem uma licença de construção renovada para 2020 e 2024 e, nesta nova fase do seu negócio, a prioridade é o aumento da produção para 12 protótipos por ano. Para tal pretende implementar uma nova metodologia de gestão da produção que lhe permita melhorar o processo de montagem e construção do seu protótipo. A metodologia escolhida é a DDMRP (Demand Driven Material Requirements Planning) em que as suas grandes vantagens são a diminuição do inventário, e consequentemente dos custos associados ao mesmo, a redução do Lead Time, o aumento do nível de serviço e garante à empresa ferramentas que permitem uma adaptação rápida e eficaz às variações da procura. O principal resultado foi a redução do Lead Time do Chassis, originalmente de cerca de 29 dias para seis dias e meio, o que indica uma redução do Lead Time de um ADESS-AD03-Evo completo de sete para cinco semanas duas semanas, o que permitiu reduzir os níveis de inventário. Através do posicionamento estratégico de inventário é possível reduzir os custos relacionados com o mesmo e reduzir as perdas com artigos obsoletos. , en=Nowadays, Motorsport is considered a global market, extremely volatile and demanding, its competitive factors are the Lead Time, reliability and quality. Enterprises operating within this market must take policies to enable them to remain flexible, quick and efficient to react to demand fluctuations and market's demands. In some sector such as the endurance prototype LMP3, the price is capped by an entity, therefore, the companies need to reduce the cost of production to gain a good profit margin. ADESS-03 Evo it’s the LMP3 prototype designed and produced by ADESS-AG, the company is homologated 4-year license to produce this type of racing car between 2020 and 2024. In this new phase, the company pretends to increase the production volume to 12 units per year, and for that needs to select a methodology to help it improve the efficiency process of its prototype. Demand Driven Materials Requirements Planning (DDMRP) is the selected methodology to apply in ADESS-AG, this methodology mergers techniques from Material Requirements Planning (MRP), Lean, Theory of Constraints and Six Sigma to support the company reducing inventory, and consequently costs associated with it, reducing the Lead Time and increasing the service level. The main goal was completed by compressing the Lead time of the Chassis assembly from 29 days to six and a half days, and a complete ADESS-AD03 Evo in two weeks, originally it had Lead Time of around 7 weeks, and the reduction of obsolete items in stock. }
{pt=MRP, TOC, LEAN, DDMRP, Desporto motorizado, en=MRP, TOC, LEAN, DDMRP, Motorsport.}

novembro 21, 2019, 16:30

Publicação

Obra sujeita a Direitos de Autor

Orientação

ORIENTADOR

Amílcar José Martins Arantes

Departamento de Engenharia Civil, Arquitectura e Georrecursos (DECivil)

Professor Auxiliar