Dissertação

{pt_PT=Criação de um gestor de projetos para o planeamento de projetos de engenharia} {} EVALUATED

{pt=A Tecproeng é uma empresa de engenharia de projetos fundada em 1973. A presença em três continentes, Europa, África e Ásia, permitiu desde muito cedo uma vasta experiência internacional. Com o aumento da concorrência e diminuição da oferta, a empresa foi forçada a reestruturar-se, por forma a aumentar a qualidade dos projetos, reduzir os custos e otimizar a comunicação interna. Pretende-se assim, garantir uma qualidade transversal aos países onde opera. Com estas operações surgiu uma outra preocupação na empresa que consiste na monitorização de projetos, uns já realizados e outros em execução. Estes projetos podem decorrer nos diversos países onde a empresa opera, logo é necessário criar uma plataforma comum que promova a comunicação interna, minimizando o recurso constante às chamadas telefónicas ou às deslocações físicas. Apesar de haver comunicação via email, existem dados que ficam por transmitir ou enviar, ou colaboradores que alegadamente não recebem a informação enviada. Surgiu a necessidade de criar uma plataforma interna que garanta que o planeamento e execução dos projetos seja consentâneo aos diversos países. A metodologia desenvolvida e aplicada baseia-se nos pilares da gestão de projeto, aliada ao uso das novas tecnologias e plataformas disponíveis. Desenhou-se uma rede interna que comunica com o software de gestão de projeto. Todos os processos criados foram automatizados de forma a serem inseridas apenas as informações específicas do projeto ou da proposta. A alteração da comunicação interna permite minimizar as perdas de informação, aumentar a organização da informação e monitorizar os custos, tempo e recursos da empresa., en=Tecproeng is a project engineer company, founded in 1973. Represented in three different continents, the company has an extensive international experience. With the increase of the competition and a decrease of the market-share, the company was forced to reorganize itself with the goals of increasing the quality of the outputs, reducing the internal costs and optimizing the internal communication. Another difficulty of the company consists in tracking past and present projects in the different countries that operates. The goal is to avoid future phone communications and minimize the administration trips. Despite using email communications, this process leads to misunderstandings, discoordination and lack of information. To solve this problem, the solution proposed passed through an internal infrastructure that support all the information of the company, ensuring the quality of the project planning and execution, despite the country it operates. The methodology applied and executed was based on the pillars of project management, supported by new technologies and platforms available. With this technology was possible to create an internal network that communicates with the project management software. All the processes created were automatized as much as possible, being inserted only specific information of the project. The changes in the communication processes allowed to reduce the loss of data, increase the internal organization and track of the costs, time and resources of the company. }
{pt=Gestão de Projeto, Sharepoint, Microsoft Project, Cloud, Engenharia., en=Project Management, Sharepoint, Microsoft Project, Cloud, Engineer.}

Novembro 30, 2016, 10:0

Publicação

Obra sujeita a Direitos de Autor

Orientação

ORIENTADOR

José Rui De Matos Figueira

Departamento de Engenharia e Gestão (DEG)

Professor Associado