Dissertação

{pt_PT=Economical evaluation of vehicles fleets´ replacement considering potential environmental impacts resulting from carbon emissions} {} EVALUATED

{pt=Hoje em dia as empresas necessitam de ter estruturas de custos eficientes para ser competitivas, por essa razão, a utilização de modelos económicos para analisar processos de substituição é muito importante e decisiva. A aquisição de veículos com emissões de CO2 mais reduzidas é estimulada pelos governos que usam o enquadramento legal para aumentar os impostos associados a veículos com emissões de CO2 mais elevadas. A contribuição para este estudo é a definição de metodologias de fluxos de caixa descontados que utilizam ambientes determinísticos e estocásticos para avaliar o processo de substituição considerando os fluxos de caixa associados aos veículos e o enquadramento legal associado aos impostos e empresas de rent-a-car. As variáveis mais relevantes para o processo de substituição são o ISV (imposto sobre veículos), valor do investimento, o valor residual e os custos de manutenção. A incerteza associada aos custos de manutenção foi considerada na análise estocástica. Outro input importante para as metodologias foi a restrição legal de cinco anos que considera que as empresas de rent-a-car estão obrigadas a ter veículos que não ultrapassem os cinco anos. Isto afeta a maturidade do veículo e é importante para o processo de substituição. Considerando a substituição de veículos a gasolina e diesel por veículos híbridos existe a tendência para substituições rápidas e para substituir os veículos no primeiro período. As emissões de CO2 relacionadas com o enquadramento legal e os impostos associados afetam os níveis de substituição e são relevantes para o processo de substituição., en=Nowadays the companies need to have efficient cost structures to be competitive, for that reason, the use of economic models to analyze the replacement process is very important and decisive. The acquisition of vehicles with lower CO2 emissions is stimulated by governments that use legal frameworks to increase taxes related to the vehicles that have higher CO2 emissions. The contribution of this study is the definition of discounted cash-flows methodologies that use deterministic and stochastic environments to evaluate the replacement process considering the cash-flows related to vehicles and the legal framework related to taxes and rent-a-car companies. The most relevant variables to the replacement process are the ISV (vehicles tax), investment value, residual value and the maintenance costs. The uncertainty related to the maintenance costs is considered for the stochastic environment. Other important input for the methodologies is the legal constraint of five years that says that the rent-a-car companies are obliged to have vehicles with not more than five years. This affects the maturity of the vehicles and is important to the replacement process. Considering the replacement of gasoline and diesel vehicles by hybrid vehicles there is the tendency to have fast vehicle`s replacement and to choose to replace the vehicles in the first period. The CO2 emissions related to the CO2 legal framework and CO2 taxes affect the replacement levels and are relevant to the replacement process.}
{pt=processo de substituição, veículos, emissões de CO2, enquadramento legal, determinístico, estocástico., en=replacement process, vehicles, CO2 emissions, legal framework, deterministic, stochastic.}

junho 9, 2016, 10:0

Publicação

Obra sujeita a Direitos de Autor

Orientação

ORIENTADOR

João Manuel Marcelino Dias Zambujal de Oliveira

Conselho de Gestão

Professor Auxiliar

ORIENTADOR

Maria Isabel Craveiro Pedro

Departamento de Engenharia e Gestão (DEG)

Professor Auxiliar