Dissertação
{en_GB=Nudge theory as a change management support tool} {} EVALUATED
{pt=De novos concorrentes às crises económicas e clientes exigentes, o ambiente de negócios está sempre em mudança. Isso obriga empresas a adaptar-se para manterem a competitividade. Porém, este processo é complexo, envolve muitas variáveis, incluindo fatores humanos, e muitas vezes acaba falhando. Neste contexto, a teoria nudge pode apoiar processos de mudança ao usar as limitações da cognição humana para influenciar o comportamento e a tomada de decisão dos indivíduos. No entanto, a teoria nudge e a gestão da mudança costumam ser usadas e estudadas em esferas diferentes, sendo incomum o uso de nudges dentro da mudança organizacional. Assim, o objetivo deste estudo é introduzir a teoria nudge como uma ferramenta para gestão da mudança e propor um modelo para sua aplicação. Para tal, conduziu-se uma análise bibliométrica, apoiada por IA, nas duas áreas para compreender o estado da investigação e encontrar literatura que suporte o uso de nudges na gestão da mudança. Conduziu-se então uma revisão sistemática desta literatura, que resultou na versão inicial do modelo. Esta versão inicial foi apresentada a especialistas e suas sugestões de melhoria foram usadas para melhorar o modelo. Ele consiste em sete etapas (Definir a declaração de mudança, identificar catalisadores da mudança e definir objetivos da mudança, selecionar nudges e KPIs potenciais, personalizar e adaptar nudges e KPIs ao contexto organizacional, pré-teste, implementação e medição dos efeitos, e correção de problemas) sendo agnóstico quanto aos tipos de nudges, canais e ferramentas que podem ser utilizados., en=From the arrival of new competitors to economic crises and demanding customers, the business environment is constantly changing. Therefore, companies find themselves compelled to adapt to remain competitive. However, this process is complex and involves many variables, including human factors, often leading to failure. In this context nudge theory can be used within change processes as a support tool or even as a driver of change, as they can influence individuals' behaviors and decision-making processes through the limitations of human cognition. However, nudge theory and change management are usually employed and studied in different spheres, so using nudges within organizational change is uncommon. Therefore, this study’s main objective is to introduce nudge theory as a tool for change initiatives and to propose a framework for such use. To achieve tit, an AI-supported bibliometric analysis both fields was conducted to understand the state of research and find literature that supports using nudges within change management. This literature was used in a systematic literature review, which led to the development of an initial version of the framework. This initial version was presented to experts to gather their feedback for improvements, resulting in the proposed framework. It consists of seven stages (Defining the change statement, identifying change catalysts and defining change objectives, selecting potential nudges and KPIs, customizing and adapting the nudges and KPIs to the organizational context, pre-testing, implementation and measuring effects, and fixing issues) and is agnostic regarding the types of nudges, channels, and tools that can be used.}
dezembro 4, 2024, 8:0
Orientação
ORIENTADOR
Diogo António Fernandes Gonçalves
Departamento de Engenharia e Gestão (DEG)
Professor Auxiliar Convidado