Dissertação
{en_GB=Multi-Sourcing Process Control in Bottleneck Environment for Electronic Supply Chains} {} EVALUATED
{pt=A indústria automóvel está entre as maiores indústrias do mundo, fazendo atualmente face a uma mudança significativa impulsionada pelo surgimento de veículos autónomos e elétricos. Sendo a cadeia de abastecimento vista como o pilar principal desta indústria, as disrupções nas suas operações podem ter profundas e vastas implicações. Consequentemente, as empresas do setor enfrentam uma enorme pressão para aumentar continuamente a sua competitividade. A ZF Friedrichshafen é uma empresa multinacional alemã que opera globalmente e está posicionada como um fornecedor de primeiro grau no sector automóvel, continuando empenhada em melhorar a resiliência e a flexibilidade da sua cadeia de abastecimento. Neste contexto, esta dissertação foi desenvolvida para analisar e contribuir para decisão estratégica da ZF de integrar multi-sourcing na sua cadeia de abastecimento. Ao utilizar uma metodologia de reengenharia de processos - Business Process Reengineering - este trabalho avalia o estado atual da integração multi-sourcing, identifica desafios e lacunas através de uma Fit-Gap Analysis, e propõe recomendações e ajustes para melhorar os esforços de integração. Além disso, foram desenvolvidas ferramentas protótipo de apoio à decisão em formato Excel, para contribuir para a superação de obstáculos no fornecimento de componentes com diversos fornecedores em simultâneo. Apesar das ações tomadas, é evidente que ainda são necessários ajustes consideráveis nos processos e ferramentas atuais. Por conseguinte, esforços mais extensos na integração de multi-sourcing são recomendáveis, podendo estes possivelmente envolver uma melhoria adicional das ferramentas protótipo desenvolvidas. , en=The automotive industry stands as one of the largest industries worldwide, experiencing a significant shift driven by the emergence of autonomous and electric vehicles. With the supply chain serving as the lifeblood of automotive manufacturing, disruptions in its operations can have profound implications. Consequently, companies face huge pressure to continuously enhance their competitiveness. ZF Friedrichshafen is a multinational German company operating globally and positioned as a first-tier supplier in the automotive sector that remains committed to enhancing the resilience and flexibility of its supply chain. In this context, this dissertation was developed to analyze and support ZF's strategic decision to integrate multi-sourcing into its supply chain. Through the application of a Business Process Reengineering methodology, this work assesses the current status of multi-sourcing integration, identifies challenges and gaps through a Fit-Gap Analysis, and proposes recommendations and adjustments to enhance integration efforts. Moreover, prototype decision support tools were developed in Excel format to address supply bottlenecks for multi-source components. Despite these efforts, it is evident that considerable adjustments are still required in current processes and tools. Therefore, there is a considerable need for more extensive efforts in multi-sourcing integration, potentially involving further refinement of the prototype tools developed. }
junho 4, 2024, 15:30
Publicação
Obra sujeita a Direitos de Autor
Orientação
ORIENTADOR
Departamento de Engenharia e Gestão (DEG)
Professor Associado