Dissertação

{pt_PT=Social Key Performance Indicators - Assessment in Supply Chains} {} EVALUATED

{pt=Nas últimas décadas, uma situação quase insustentável na produção de produtos e serviços acarreta externalidades negativas para as sociedades, criando nelas uma crescente consciencialização da Sustentabilidade. Em particular, o estudo do pilar Social da Sustentabilidade é diminuto em comparação com as dimensões Económicas e Ambientais. A literatura indica que vários autores tentaram estabelecer um modelo padronizado e universalmente aceite para avaliar a sustentabilidade social, porém, este objectivo não foi alcançado dada a incompatibilidade de informações e conceitos apresentados. Este trabalho contribui para a definição de uma nova taxonomia de categorias sociais (mid- e end-points), que melhoram e sistematizam os indicadores existentes da análise social do ciclo de vida. Propõe-se um novo modelo que liga estas categorias sociais de impacto aos factores internos e externos que influenciam a responsabilidade social ao longo do planeamento das cadeias de abastecimento. A metodologia utilizada baseia-se numa revisão da literatura académica relativa a responsabilidade social nas empresas e em indicadores sociais. Fez-se depois uma análise de conteúdos a relatórios de responsabilidade social de empresas a nível mundial. Um conjunto de entrevistas presenciais realizadas a gestores responsáveis pela sustentabilidade permitiu testar e validar as categorias. Os resultados sugerem que os stakeholders devem ser integrados no processo de tomada de decisão, conseguindo-se assim uma identificação dos aspectos críticos e das suas métricas para o desenho, planeamento e operação das cadeias de abastecimentos. Concluiu-se ainda, em função da indústria, as empresas reportam prioridades distintas e encaram a sustentabilidade social de forma diferente., en=Competitiveness in the global markets has highly increased, generating a quasi-unsustainable situation in the production of products and services which led to a growing awareness towards Sustainability. In particular, the study of the Social dimension of Sustainability is lagging in comparison with the Economic and Environmental dimensions. The literature shows that several authors have attempted to establish a standardised and universally accepted framework to evaluate social sustainability, however this goal has yet to be achieved, given the mismatch of information and concepts that is still being presented. The aim of this work is to contribute to the definition of a new taxonomy for the social impact categories (mid- and end-point), which improves upon and systematises the existing indicators for Social Life Cycle Assessment. Also, it proposes a new framework, which links these social impact categories and the internal and external drivers that influence social responsibility across the supply chain design. The employed methodology starts with a literature review on social responsibility/sustainability in companies and social indicators, followed by a content analysis on corporate sustainability reports. A set of face-to-face interviews held with EU corporate managers in charge of sustainability tested and validated the categories. The findings suggest that stakeholders’ dimensions should be incorporated in the decision-making design process. This will allow the identification of the critical aspects and associated measures that need to be considered when designing, planning and operating supply chains. Furthermore, it is concluded that companies and industries address social sustainability in different ways and have divergent priorities.}
{pt=Sustentabilidade Social, Indicadores, SocialSCOR, GCAS, en=Social Sustainability, Indicators, SocialSCOR, SSCM}

junho 27, 2014, 14:0

Publicação

Obra sujeita a Direitos de Autor

Orientação

CO-ORIENTADOR

Carlos Manuel Pinho Lucas de Freitas

Departamento de Engenharia e Gestão (DEG)

Professor Auxiliar

ORIENTADOR

Ana Isabel Cerqueira de Sousa Gouveia Carvalho

Departamento de Engenharia e Gestão (DEG)

Prof Auxiliar Convidado