Dissertação
{pt_PT=Estratégias de Renovação do Retalho Alimentar Tradicional} {} EVALUATED
{pt=O retalho alimentar é um mercado atractivo, com volumes de negócio muito elevados, e potencial de crescimento, mas também muito competitivo. Desde o inicio da modernização da grande distribuição e a popularização dos hipermercado na década dos noventa, o comercio tradicional tem vindo a perder quota de mercado ao ritmo alarmante, Para tentar contrariar esta tendência de mercado, investigou-se acerca da distribuição, do retalho, dos comportamentos do consumidor, e de marketing, para encontrar uma estratégia que permitisse dar alguma esperança ao setor. Com recurso à Blue Ocean Strategy proposta por Kim e Mauborgne (2004), procurou-se uma inovação em valor para o comércio tradicional se conseguir diferenciar da grande distribuição, e tornar a sua concorrência irrelevante. Assim confrontou-se os pareceres dos peritos do mercado com os dos consumidores. Neste sentido foram aplicadas análises quantitativas e qualitativas a amostras da população, para posterior análise dos dados com recurso a métodos estatísticos, e à metodologia Blue Ocean Strategy, permitindo uma melhor compreensão e sucessiva proposta de estratégia de marketing para ser aplicada no comércio tradicional., en=Food retail is an appealing market, with high net Sales and turnover, as well as potential growth, but is very competitive as well. When the big food retailer started the modernization process and the hypermarkets started popping everywhere in the nineteen nineties, the traditional retailing market started to shrink at a shocking proportion. With the intention of counteract this market trend, distribution, retailing, and customer behavior, marketing were topic studied to try to find a strategy to bring some hope into the heart of the traditional retail. With help of the Blue Ocean Strategy proposed by Kim and Mauborgne (2004), value innovation was seek for traditional retailing, to achieve differentiation from big food retailing chains. In order to get this done, the opinions of customers and retailing experts was essential, using quantitative and qualitative analysis to the obtained sample of the population, for further statistic analysis, and implementation of the Blue Ocean Strategy, allowing a better understanding to propose a marketing strategy for the traditional retailing.}
novembro 3, 2014, 14:0
Publicação
Obra sujeita a Direitos de Autor
Orientação
ORIENTADOR
Ana Sofia Mascarenhas Proença Parente da Costa
Departamento de Engenharia e Gestão (DEG)
Professor Auxiliar