Dissertação
{pt_PT=Consumer Empowerment in the Internet Generation} {} EVALUATED
{pt=Esta dissertação enfoca o conceito de empoderamento e de como a Internet está sendo usada como uma ferramenta de empoderamento pela chamada Geração Internet. O empoderamento é estudado do ponto de vista do consumidor, que abrange aspectos como a capacitação do pessoal e as conseqüências dessa capacitação. O processo de tomada de decisão do consumidor, o papel dos motores de busca e as estratégias de marketing que seguem as marcas na Internet são também explicou. Empoderamento do consumidor na Internet Geração consumidor engloba as habilidades numéricas, conhecimento da legislação e engajamento do consumidor. O autor disseminou um questionário para o esclarecimiento de todos estes aspectos relacionados com os direitos dos consumidores. O objetivo deste questionário é coletar dados suficientes, a fim de contrastar as amostras espanholas e portuguesas e para entender quais são suas diferenças em termos de direitos dos consumidores. A tese também compara a Geração Internet com outras gerações, como nem todos os entrevistados pertencem à mesma geração. Como um segundo objetivo a capacitação dos consumidores serão estudados em função de várias facetas da Internet que tornam o consumidor mais poderoso, e de alguns valores sociais estreitamente relacionados com empowerment. Os resultados encontrados mostra que efetivamente o Geração Internet é mais consumidor com poder do que outras gerações, enquanto a diferença entre Espanhol e Português são pequenas e relacionadas com o conhecimento normativo consumidor., en=This dissertation focuses on the concept of empowerment and how the Internet is being used as an empowering tool by the so called Internet Generation. The empowerment is studied from the point of view of the consumer and it covers aspects like personal empowerment and the consequences of this empowerment. The consumer decision-making process, the role of search engines and the marketing strategies that the brands follow on the Internet are also explained. Consumer empowerment in the Internet Generation covers consumer numerical skills, awareness of legislation and consumer engagement. The researcher administered a questionnaire to survey all these aspects related to consumer empowerment. The purpose of this questionnaire is to gather enough data in order to contrast the Spanish and Portuguese samples and to understand what are their differences in terms of consumer empowerment. The thesis also compares the Internet Generation with other generations as not all the respondents belong to same generation. As a second purpose consumer empowerment will be studied as a function of several facets of the Internet that turn the consumer more powerful, and of some social values closely related to empowerment. The results found shows that effectively the Internet Generation is more consumer empowered than other generations while the difference between Spanish and Portuguese are small and related to the consumer normative knowledge. }
julho 14, 2014, 14:0
Publicação
Obra sujeita a Direitos de Autor
Orientação
ORIENTADOR
Ana Sofia Mascarenhas Proença Parente da Costa
Departamento de Engenharia e Gestão (DEG)
Professor Auxiliar