Dissertação

{pt=Melhoria dos serviços farmacêuticos em unidades hospitalares através da metodologia Kaisen Lean - Kaisen Institute} {} EVALUATED

{pt=Devido à pressão competitiva que as empresas são alvo é cada vez mais urgente tomar medidas de melhoria através de uma maior rentabilização de recursos que permita aumentar a capacidade produtiva. Com este objetivo, cada vez mais têm sido aplicados sistemas Kaizen Lean com o intuito de mapear a cadeia de valor de uma empresa e através de técnicas de melhoria contínua e com isso eliminar atividades que não acrescentam valor para o cliente (Bessant et al. (2001)). Esta Dissertação apresenta um problema de ineficiência nas Farmácias das unidades hospitalares pertencentes à Empresa XPTO, líder em Portugal no setor da prestação de cuidados médicos. O problema raiz é transversal às várias unidades e passa pela definição não otimizada de processos dentro da Farmácia. Aliado a este problema, encontram-se problemas específicos no desenho de layouts, que não estão conforme com as necessidades de picking. Existe ainda uma ineficiente gestão de stocks, uma vez que é realizada de forma empírica. Suportado pelo estudo de exemplos retirados da Revisão Bibliográfica, nesta Dissertação foi desenhada uma solução que passa pela recolha e análise de dados que permitem identificar as oportunidades de melhoria do estado inicial dos vários processos desenvolvidos. Com base nesta abordagem foi definido um conjunto de alternativas a implementar num período de cinco meses em seis Farmácias. Os principais resultados obtidos no primeiro mês após a implementação das melhorias (Fevereiro/14) foram uma redução de 11% do valor de stock e uma média de 0,29 Ruturas por mês (valores incluem as seis Farmácias)., en=Due to competitive pressure that companies are being targeted is increasingly urgent to take measures to improve profitability through increased resources, thereby increasing the production capacity. With this aim, increasingly Kaizen Lean systems are being applied in order to map the value chain of a company and through continuous improvement techniques, eliminating activities that do not add value to the customer (Bessant et al have been applied. (2001). This Dissertation presents a problem of inefficiency of the various hospital Pharmacies belonging to Empresa XPTO, a leader in Portugal in the medical care sector. The root problem is transversal to several units and shall not optimized for defining processes within the Pharmacy. Allied to this problem, there are specific problems in the design of layouts, which are not in accordance with the picking needs. There is also an inefficient management of stocks, since it is performed empirically. Supported by studying examples from the literature review in this Dissertation was designed a solution that involves the collection and analysis of data for identifying opportunities for improvement of the initial state of the various processes developed. Based on this approach a set of alternatives to implement a five-month period in six pharmacies were defined. The main results obtained in the first month after the implementation of the improvements there were a reduction of 11% of stock level and an average of 0,29 of stockout per month (data include the six pharmacies).}
{pt=: Farmácia, Gemba, Kaizen Institute, Lean, Muda, Total Flow Management, en=Pharmacie, Gemba, Kaizen Institute, Lean, Muda, Total Flow Management}

junho 27, 2014, 9:0

Publicação

Obra sujeita a Direitos de Autor

Orientação

ORIENTADOR

Ana Isabel Cerqueira de Sousa Gouveia Carvalho

Departamento de Engenharia e Gestão (DEG)

Prof Auxiliar Convidado