Dissertação

{pt_PT=Otimização da recolha seletiva na Valorsul: estudo de cenários alternativos} {} EVALUATED

{pt=Presentemente verifica-se, por parte das empresas, uma procura constante de soluções que possibilitem uma melhoria do seu desempenho, medida em termos de redução de custos e de aumento de eficiência das operações. Foi neste contexto que surgiu o problema em estudo, no qual são propostas, avaliadas e comparadas alternativas ao atual processo de recolha seletiva da Valorsul com vista a suprir as suas necessidades atuais e futuras. Este trabalho tem como objetivo encontrar uma solução que reduza a distância percorrida na operação de recolha. Depois de analisada a atual operação foram propostos três cenários alternativos. Estes cenários contemplam a utilização de duas e três bases de veículos, contrastando com a atual situação onde se utiliza apenas uma base de veículos, de onde todos os veículos partem e regressam no fim de realizarem as rotas de recolha. Para analisar as alternativas e confrontá-las com o cenário atual, foi necessário investigar a literatura de forma a encontrar o método que melhor se adaptava ao caso de estudo. De entre todos os modelos e estudos analisados, os modelos desenvolvidos por Ramos et al. (2014) foram os que melhor se adaptam às caraterísticas do problema da Valorsul. Estes modelos resolvem problemas do tipo Multi-Product, Multi-Depot Vehicle Routing Problem. Com os dados relativos à operação, os modelos foram aplicados a cada uma das três alternativas, e calculados os ganhos obtidos com a sua implementação, bem como facultadas as respetivas conclusões e análise critica. , en=Nowadays, the companies always search for solutions that allow an improvement in their performance, measured by cost reduction and increasing efficiency of operations. In this context, alternatives for Valorsul’s actual selective waste collection system are proposed, evaluated and compared in order to meet its current and future need. This work aims to find a solution that reduces the distance traveled in the collection operation. After analyzing the current operation, particularly the existing infrastructures, vehicle fleet, routes currently made and also the constraints of the operation, three alternative scenarios were proposed. These scenarios include two or three depots, in opposition with the current situation of only one depot, from where all vehicles depart and arrive at the end of the collection routes. To analyze the alternatives and compare them with the actual scenario, a literature review was made, in order to identify the method that best suited the case study. Among all models and studies analyzed, the models developed by Ramos et al. (2014) were the more adapted to the characteristics of the problem. These models solve Multi-Product, Multi-Depot Vehicle Routing Problems (MP-MDVRP), which in addition to the characteristics of the Multi-Depot Vehicle Routing Problem (MDVRP) also include the multiproduct fator, i.e., comprise the different products/material collected in a selective waste collection system. The models were applied to each of the three scenarios, using the operation data, and the gains from its implementation were calculated, as well as provided the respective conclusions and critical analysis. }
{pt=logística inversa, rotas de veículos, área de influência, depósitos, sistemas de recolha de resíduos, en=reverse logistics, vehicle routes, service area, depots, waste collection systems}

dezembro 2, 2014, 15:0

Publicação

Obra sujeita a Direitos de Autor

Orientação

CO-ORIENTADOR

Tânia Rodrigues Pereira Ramos

Instituto Superior de Ciências do Trabalho e da Empresa - ISCTE

Professor Auxiliar

ORIENTADOR

Ana Paula Ferreira Dias Barbosa Póvoa

Departamento de Engenharia e Gestão (DEG)

Professor Catedrático