Dissertação

{en=Internationalization of Molecular Medicine Companies: GenoMed's Case Study} {} EVALUATED

{pt=A internacionalização de uma empresa, uma necessidade cada vez mais premente dada a conjuntura económica do país, carece de um plano estratégico, para tornar o processo eficaz e eficiente. O objectivo deste trabalho consiste no desenvolvimento de uma estratégia de internacionalização para a GenoMed, uma empresa de medicina molecular e genética, pretendendo-se criar um modelo que possa ser generalizado a todas as pequenas empresas que operam no mesmo mercado. Neste trabalho é feita uma revisão da literatura sobre modelos de internacionalização, desde as primeiras abordagens mais estáticas até aos conceitos extremamente dinâmicos mais recentes como as empresas “born-global” e “born-global again”. Os factores que influenciam o sucesso da internacionalização e os métodos de entrada em mercados externos são também abordados. Para analisar a GenoMed e a indústria envolvente, uma metodologia de estudo de caso foi adoptada, tendo sido desenvolvida uma extensa análise ao mercado dos diagnósticos moleculares e uma análise interna à empresa, o que permitiu avaliar a sua estratégia actual e aferir a sua posição competitiva no mercado. Como conclusão, um plano estratégico para a internacionalização da GenoMed foi criado, devendo a empresa apostar no mercado de nicho dos diagnósticos moleculares de forma diferenciada, internacionalizando-se de forma global e adoptando três abordagens distintas para: Europa de Leste, onde deve investir em parcerias para a realização de testes, países com economias em forte desenvolvimento, onde deverá priveligiar o cross-shareholding e o licensiamento de conhecimentos científicos e procedimentais e o resto do mundo, onde deverá investir numa especialização em doenças raras. , en=An increasingly global marketplace, combined with a deep internal economic crisis, forced Portuguese technologic firms to turn into foreign countries in the pursuit of maintaining its competitive. For a small enterprise, an international expansion needs to be carefully planned, and so it is objective of this work to develop an internationalization strategy for GenoMed, a Portuguese molecular diagnostics firm, generalizing from this case study an approach which could stand as a framework for small Portuguese molecular diagnostics companies’ internationalization process. In this work, existing literature on distinct pattern models for firms internationalization is revisited, from economic approaches to the most recent “born-global” and “born-global again” firms. Also, the factors which influence the internationalization and the different market entry modes used by firms are reviewed. As research methodology, a case study approach was used, providing the structure to develop an extensive analysis of the molecular diagnostics industry, its market and to GenoMed, to evaluate its current strategy and competitive position. According to the developed research, GenoMed should pursue a competitive advantage through differentiation, aiming the narrow niche market of molecular diagnostics. Its international competing approach should be global, however differentiating the strategic objective in three different segments: Eastern-Europe countries, where partnerships should be pursued for testing outsourcing (to GenoMed), fast growing economies like China and Brazil, where alliances should aim for crossed-shareholding and licensing, and the rest of the world, where GenoMed should try to improve its international network and develop an image of high quality laboratory for rare diseases diagnostics.}
{pt=GenoMed, medicina molecular, estudo de caso, estratégia, internacionalização, born-global, en=GenoMed, molecular medicine, case-study, strategy, internationalization, born-global}

junho 23, 2014, 10:0

Publicação

Obra sujeita a Direitos de Autor

Orientação

CO-ORIENTADOR

Gabriel Miltenberger-Miltenyi

GenoMed, Instituto de Medicina Molecular, Faculdade de Medicina, Universidade de Lisboa

Doutor

ORIENTADOR

Maria Teresa Romeiras de Lemos

Departamento de Engenharia e Gestão (DEG)

Professor Associado