Dissertação

{pt=Aplicação das metodologias LEAN numa MRO (Maintenance Repair and Overhaul)} {} EVALUATED

{pt=Dado o ambiente competitivo e a competição elevada da manutenção aeronáutica torna-se fundamental a implementação de métodos de melhoria contínua em todas as áreas da organização. Este é contexto onde se insere a TAP Manutenção e Engenharia (TAP-ME), empresa onde se desenvolveu a presente tese. Com o objectivo de tornar cada vez mais competitiva a organização, foi criado o gabinete de melhoria contínua, cuja principal função será de analisar os diversos processos das restantes áreas da empresa, por forma a conseguir melhorar os seus resultados. Após leitura de diversa documentação, livros e revistas da especialidade, documentos internos, internet, etc. chegou-se à conclusão que a metodologia Lean era a que melhor se aplicava à manutenção aeronáutica. Fruto de ter praticamente ocorrido um AOG (aircraft on ground) por falta de existência em armazém de uma roda de avião, decidiu-se analisar com detalhe a manutenção oficinal deste componente. São objecto de estudo neste trabalho as diversas análises efetuadas num contexto de metodologia Lean aplicada ao equipamento identificado como crítico. Como resultado final concluiu-se que existia espaço de manobra para melhorar o TAT (turn around time) oficinal, diminuir os stocks intermédios e aumentar a produtividade fruto de uma melhor gestão visual e melhoramentos nos processos. Com base neste resultado desenvolveu-se a solução considerada para melhoramento do processo de manutenção e analisaram-se os resultados obtidos após 8 meses de implementação da solução em causa. , en=Due to the competitive environment of aircraft maintenance and fierce competition, it is fundamental to implement continuous improvement in all areas of the organization. This is the context where TAP Maintenance & Engineering is inserted, company where the present thesis was developed With the goal to improve the competitiveness of the organization, it was created the continuous improvement office with the principal mission to analyze several processes from the remaining areas with the objective to improve results. After a careful reading of books, specialized magazines, internal documentation and internet, etc. it was decided that the Lean methodology was the one that best suits to aircraft maintenance. As a result of almost having occurred an AOG (aircraft on ground occurrence), as a lack of a wheel existence in the stock house, it was decided to analyze with detail the wheel maintenance process. The case study of this work was based on several analyses in the context of Lean methodology applied to the part considered critical. As a result it was concluded that there was space to improve TAT (turn around time) of the wheel maintenance, reduce intermediate stocks and improve productivity as a result of visual management and procedures improvements. It is also presented in this thesis the solution taken into consideration in order to improve the wheel maintenance and the results achieved after 8 months of solution implementation. }
{pt=Manutenção Aeronáutica, Metodologia Lean, Melhoria de Desempenho, en=Aeronautic maintenance, Lean methodology, Performance improvement}

março 18, 2014, 10:30

Publicação

Obra sujeita a Direitos de Autor

Orientação

ORIENTADOR

Ana Paula Ferreira Dias Barbosa Póvoa

Departamento de Engenharia e Gestão (DEG)

Professor Catedrático