Dissertação

{pt=Desenvolvimento de um Modelo de Apoio à Escolha de Fornecedores em Mercados Electrónicos Business-to-Business} {} EVALUATED

{pt=A compra de bens e contratação de serviços através de plataformas electrónicas têm um impacto muito relevante nas actividades de negócio de qualquer empresa. O uso deste tipo de plataformas é cada vez mais significativo e permite que as empresas tenham acesso a mercados com dimensões potencialmente maiores. Os mercados electrónicos business-to-business concentram um grande número de empresas e oferecem um conjunto de oportunidades de negócio que antes estavam inacessíveis. Neste ambiente, a escolha de fornecedores assume um papel essencial no sucesso de qualquer empresa. Assim sendo, para que este processo resulte na escolha dos fornecedores mais adequados, é fundamental que exista uma avaliação da sua performance nestas plataformas. O desenvolvimento do modelo de avaliação de fornecedores em plataformas electrónicas tem como principal objectivo apoiar a escolha dos fornecedores em mercados business-to-business. Este processo foi sustentado por um software que tem por base a abordagem MACBETH. O modelo desenvolvido consiste, assim, na avaliação da performance dos fornecedores nas plataformas e recorre a julgamentos qualitativos de um perito em mercados electrónicos. Neste sentido, a estrutura definida no âmbito deste trabalho teve por base a informação disponível nas plataformas electrónicas e assenta em três partes fundamentais identificadas como fase de estruturação, fase de construção, e fase de aplicação e análise do modelo desenvolvido., en=The purchase of goods and the recruitment of services through the electronic platforms have a very relevant impact on business activities in any company. The use of this type of platforms is increasingly significant and allows companies to access markets with potentially greater dimensions. The ‘business-to-business’ electronic marketplaces concentrate a large number of corporations and offer a setting of business opportunities that were formerly inaccessible. In this environment, the choice of suppliers bears an essential role in the success of any company. Therefore, so that this process results in the choice of more adequate suppliers, it is fundamental that an assessment of the performance occurs in these platforms. The development of an assessment model of suppliers in the electronic platforms has as its main goal to support the suppliers’ choice in ‘business-to-business’ marketplaces. This process was supported by software based on the MACBETH approach. Thus, this model consists in the assessment of the suppliers’ performance in the platforms and it resorts to qualitative criteria of an expert in electronic marketplaces. To that extent, the structure defined within this paper had on its basis the available information in the electronic platforms and it rests in three essential parts identified as structuration phase; construction phase and implementation phase, as well the analysis of the developed model.}
{pt=Mercado electrónico B2B, Plataforma electrónica, Sourcing, Avaliação e selecção de fornecedores, Modelo de apoio à decisão, MACBETH, en=B2B Electronic marketplace, Electronic platform, Sourcing, Assessment and Selection of Suppliers, Decision aid model, MACBETH}

novembro 27, 2013, 16:0

Orientação

ORIENTADOR

João Carlos Da Cruz Lourenço

Departamento de Engenharia e Gestão (DEG)

Professor Auxiliar