Dissertação

{pt=Solução de disponibilização de ferramentas na Pequena Manutenção de Aviões - Caso de estudo TAP Manutenção&Engenharia} {} EVALUATED

{pt=A actual instabilidade económica global conduziu a fortes alterações na indústria aeronáutica, como o aumento de operadores de baixo custo (low cost) ou a expansão do mercado asiático. Tal levou as companhias aéreas a recorrer ao outsourcing das tarefas de Maintenance, Repair and Overhaul (MRO) procurando diminuir os custos. Assim, a pressão sobre este sector tem sido crescente no sentido da redução de custos ou até geração de receita, através da melhoria de processos e consequente eficiência operacional. Nesse sentido a Manutenção de Aviões da TAP pretende avaliar o desempenho da sua disponibilização de ferramentas, em particular na área da Pequena Manutenção (PM). Esta escolha deriva da maior rotatividade de aviões dos quais 80% são da frota da TAP, esperando-se um impacto mais significativo nos seus custos operacionais através de uma melhoria da eficiência. A actual solução de disponibilização é a caixa individual de ferramentas -solução mais difundida no mercado- a qual apresenta limitações, desde o seu peso à falta de controlo de ferramentas passando pela potenciação do Foreign Object Damage (FOD). O estudo pretende definir a solução mais adequada e oportuna à operação da PM através da caracterização e melhoria da solução vigente, análise de uma solução alternativa e avaliação de ambas segundo um ponto correlativo do processo produtivo- posto de ferramentas. Paralelamente à definição da solução pretende-se melhorar a eficiência da operação da PM pela identificação de estrangulamentos e desperdícios na mesma sendo esperados benefícios, quantitativos e qualitativos, desde uma maior organização ao aumento da sua capacidade produtiva., en=In response to the current economic environment some trends have emerged in the aviation industry like the rise of low costs carriers or the Asian market growth, which are driving drives airlines to cost savings strategies.Within this context Maintenance, Repair and Overhaul (MRO) is an area that suffered a great deal since airlines resort to outsourcing as they seek lower prices. Therefore MRO is under pressure to reduce costs or to generate revenue through process improvement and consequently operational efficiency. In this sense, the Aircraft Maintenance unit from TAP Maintenance & Engineering wants to evaluate tool availability performance, particularly at Light Maintenance. Once this area has the highest aircraft turnover and 80% of them belong to TAP fleet an efficiency increase is expected to have a greater impact on operational costs. The current tools availability solution is the individual toolbox (market standard solution) that presents some limitations, from its weight to its lack of tools control through the overlook of Foreign Object Damage (FOD) concern. This work aims to define the best tool availability solution for TAP Light Maintenance operation, through the characterization and improvement of the current solution, the analysis of an alternative and the evaluation of both solutions, based on a correlative point in production chain – tool room. Therefore, it is intend to improve tool flows and processes efficiency by the identification of waste and operation constraints. Both qualitative and quantitative improvements are expected as a cleaner and more organized working place and a higher production capacity.}
{pt=Eficiência, custos, ferramentas, FOD, en=Efficiency, cost savings, tools, FOD}

novembro 12, 2013, 15:30

Orientação

ORIENTADOR

Tânia Rute Xavier de Matos Pinto Varela

Departamento de Engenharia e Gestão (DEG)

Professor Auxiliar