Dissertação
{pt=Reflexão sobre o Desempenho do Setor Portuário Marítimo no Brasil} {} EVALUATED
{pt=O Brasil apresenta 8500 km de costa navegável, bem como 80 portos, quer de cariz público quer de cariz privado. Tanto em publicações periódicas de temática económica, como em publicações de logística e páginas de internet, deparamo-nos com diversas críticas à eficiência e funcionalidade dos portos públicos brasileiros. Serão, porém, essas críticas procedentes? Em caso afirmativo, é possível determinar as principais causas? E estas, sendo determinadas, será possível estabelecer medidas suscetíveis de minimizar ou eliminar os problemas? O presente trabalho visa justamente estabelecer o estado da arte dos portos públicos brasileiros e, comprovando-se a existência de problemas, determinar as suas causas e, em particular, determinar se na raiz dessas causas se encontram – como é comum em outros Países, nomeadamente em Portugal - problemas relacionados com os modelos de governação da atividade portuária, bem como aos formatos dos acordos de privatização e concessão de atividades portuárias. Naturalmente, a avaliação será fundamentada e a única fundamentação credível passará necessariamente pela comparação da funcionalidade e valências dos portos brasileiros relativamente a outros portos tidos como modelo ou referência. E essa comparação terá, obviamente, que ser feita via comparação de indicadores de desempenho, necessariamente pertinentes e significativos, preliminarmente estabelecidos. , en=Brazil has 8500 km of navigable coastline and 80 seaports, either public or private oriented. In economic and logistics periodical publications and websites, Brazilian public seaports faced several criticisms on their efficiency and functionality. Are these criticisms coming from functionality? If so, is it possible to determine the main causes? Will it be possible to develop measures that can minimize or eliminate the problems? This work aims to establish the state of the art of Brazilian public seaports, confirming the existence of problems, determine their causes and, in particular, determine if these issues are - as is common in other countries, particularly in Portugal - problems related to the governance models of seaport activity, as well as the shapes of privatization agreements and concession of seaport activities. Naturally, the evaluation will be necessarily based on credible reasons and will compare the functionality and valences of Brazilian seaports with other seaports taken as a model or reference. This comparison will obviously have to be made by assessing relevante performance indicators which were preliminarily established.}
novembro 27, 2013, 13:0
Publicação
Obra sujeita a Direitos de Autor
Orientação
ORIENTADOR
Rui Domingos Ribeiro da Cunha Marques
Departamento de Engenharia e Gestão (DEG)
Professor Associado