Dissertação
{pt=Metodologia de avaliação do potencial de criação de valor em inovação de um novo produto - Aplicação à Brisa Inovação e Tecnologia} {} EVALUATED
{pt=A inovação é uma ferramenta vital para o crescimento, potenciando a criação de valor e tornando-se numa vantagem competitiva. No entanto, porque a rendibilidade que as empresas obtêm de um produto inovador não é apenas tangível como também intangível, torna-se desafiante para os gestores de empresas avaliar o impacto real da inovação. O objectivo deste trabalho de investigação é propor uma metodologia para avaliar o potencial de criação de valor em inovação de um novo produto, que tenha em conta os benefícios intangíveis para accionistas e stakeholders da empresa. A metodologia proposta combina um método multicritério de apoio à decisão para definir os benefícios intangíveis resultantes do novo produto e a adaptação do modelo de avaliação de capital intelectual de Tai e Chen (2009), que tem por base a computação de variáveis linguísticas, para medir a criação de valor em inovação através de julgamentos de valor dos stakeholders da empresa. Para avaliar os benefícios tangíveis do projecto, sugere-se a regra do Valor Actual Líquido e técnicas adicionais de avaliação de projectos de investimento. Esta metodologia foi aplicada ao produto EToll da empresa Brisa Inovação e Tecnologia, S.A.. Concluiu-se que os benefícios que mais contribuíram para a criação de valor em inovação do EToll foram o desenvolvimento e empreendedorismo das empresas nacionais, uma melhor colaboração com fornecedores e a obtenção de um produto tecnologicamente inovador. O EToll permitiu ainda uma redução significativa de custos operacionais na empresa. O VAL do projecto é positivo. , en=Innovation is a vital tool for growth, enhancing value creation and becoming a competitive advantage. However, because the profitability that companies get from an innovative product is often not only tangible but also intangible, it becomes a challenge for business managers to assess the real impact of innovation. The aim of this research is to propose a methodology to evaluate the potential for value creation in innovation of a new product, which takes into account intangible benefits to shareholders and stakeholders of the firm. The proposed methodology combines a Multiple Criteria Decision Aid method for defining the nature of intangible benefits of the product and an adaptation of the evaluation model for intellectual capital based on computing with linguistic variable from Tai and Chen (2009). The latter is applied to measure value creation in innovation through experts’ judgments of value. To assess the tangible benefits of the project, it is suggested to use the Net Present Value (NPV) and additional techniques of investment project evaluation. This methodology was applied to the EToll product from the Portuguese company Brisa Inovação e Tecnologia, S.A.. It was concluded that the benefits which most contributed to value creation in innovation of EToll are the development and entrepreneurship of national companies, a better cooperation with suppliers and partners, and obtaining a technologically innovative product. The EToll also allowed a significant reduction in operating costs in the company. The NPV of the project was positive.}
novembro 25, 2013, 10:0