Dissertação

{pt=Modelação e simulação de processos de assistência rodoviária - O Centro de Coordenação Operacional da Brisa} {} EVALUATED

{pt=Este trabalho aborda o tema da modelação, simulação, avaliação e optimização de processos iniciados na sequência de acontecimentos enumeráveis e imprevistos, focando-se nos processos de assistência rodoviária. O caso de estudo considerado neste trabalho é o Centro de Coordenação Operacional da Brisa, que presta assistência rodoviária a toda a rede Brisa. Neste contexto, é estabelecida uma metodologia para modelar, avaliar e optimizar os processos de assistência rodoviária do Centro de Coordenação Operacional da Brisa. A modelação consiste essencialmente na decomposição do processo de resolução nas várias operações que poderão ser desencadeadas e na recolha e análise de dados para ajuste dos parâmetros e distribuições aleatórias correspondentes, em especial das taxas de incidências e dos tempos de chegada e resolução. A avaliação consiste numa análise das proporções de incidências e dos recursos utilizados, consoante os tipos/subtipos de incidências, assim como numa análise da distribuição espacial destas mesmas incidências nas auto-estradas. Com base nas simulações do modelo construído e o objectivo de optimizar, tanto quanto possível, os recursos utilizados e a qualidade do serviço prestado, é realizada uma análise de sensibilidade dos principais indicadores, tempos de chegada, de serviço e taxas de utilização dos meios, aos vários cenários considerados, tanto em termos de recursos, como de taxas de incidências. Esta metodologia é aplicada à assistência nas auto-estradas A5 e A9, verificando-se nomeadamente o impacto do aumento e da redução do número de meios de assistência actualmente existentes nos indicadores, para os valores actuais das taxas de incidências e para possíveis variações futuras., en=This paper addresses the modeling, simulation, evaluation and optimization of processes initiated by countable and unforeseen events, focusing on the roadside assistance processes. The case study considered is the Operational Coordination Center of the Portuguese highway operator Brisa. This center provides roadside assistance to the entire network of Brisa highways. Work presented in this paper establishes a methodology for modeling, evaluating and optimizing roadside assistance processes provided by this Center. In this context, modeling essentially means decomposing the resolution process into the different operations that may be initiated, and collecting and analyzing data for fitting the corresponding parameters, and random distributions, especially occurrence rates, and response and resolution times. The evaluation consists of analyzing the proportions of occurrences, and utilized resources with respect to the types/subtypes of occurrences, as well as analyzing the spatial distribution of these same occurrences on the studied highways. Based on model simulations, and in order to optimize, as much as possible, the utilization of resources, and the quality of service provided, a sensitivity analysis is performed on the main performance indicators: response time, resolution time and resource utilization rate. Different scenarios are considered, taking into consideration variations, not only in the available resources, but also in the occurrence rates. Finally, this methodology is applied to the A5, and A9 highways assistance, assessing in particular the impact on key indicators of the eventual increase, or reduction, of the amount of assistance resources, both for the current values of occurrence rates, and for possible future changes.}
{pt=auto-estrada, assistência rodoviária, tempo de serviço, acontecimentos enumeráveis, modelo de simulação, en=highway, roadside assistance, service time, countable events, simulation model}

novembro 15, 2013, 9:0

Orientação

ORIENTADOR

Acácio Manuel de Oliveira Porta Nova

Departamento de Engenharia e Gestão (DEG)

Professor Associado