Dissertação

{pt=Melhoria de processos de uma empresa prestadora de serviços através da metodologia Kaizen Lean - kaizen Institute} {} EVALUATED

{pt=Paralelamente ao aumento da globalização e abrandamento da economia, nos países denominados desenvolvidos, cresce a competitividade de mercado e a necessidade das organizações reduzirem os seus custos operacionais, melhorar a qualidade dos produtos e serviços prestados, bem como melhorar o seu nível de serviço. (Chen, Li, & Shady, 2010; IMF, 2013) O Kaizen Institute, responsável pela aplicação da metodologia Kaizen Lean em diversos sectores da indústria e da prestação de serviços, torna-se um valioso trunfo para combater estas vicissitudes. A Tese de Dissertação desenvolvida, prende-se com a aplicação desta metodologia numa empresa prestadora de serviços, que por motivos de confidencialidade será denominada “Empresa X”. A área de negócio da empresa em causa foca-se no retalho de produtos de entretenimento e apresenta uma necessidade drástica de mudança da sua estrutura operacional, de forma a melhorar a sua eficiência e eficácia perante o cliente. Serve a presente Dissertação, em primeira instância, para suportar a implementação da metodologia Kaizen Lean na Empresa X, a partir de uma revisão do estado da arte, e em segunda instância, permite observar a forma de implementar a metodologia na organização em estudo. Será então demonstrada a forma de mapear a situação actual da empresa, a partir de uma recolha exaustiva de dados da Empresa X, e serão apresentadas algumas propostas de melhoria, obtidas a partir do estudo dos dados recolhidos. , en=Increased globalization and the economic downturn in developed countries, has been accompanied by a growth in market competitiveness and the need for organizations to reduce their operational costs, improve the quality of their products and services, as well as improve their service levels (Chen, Li, & Shady, 2010; IMF, 2013). The Kaizen Institute, responsible for implementing the Lean Kaizen methodology in various sectors of industry and services, has become a valuable asset to combat these vicissitudes. The Dissertation developed relates to the application of this methodology in a service company, which for reasons of confidentiality will be called "Company X". The business area of this company focuses on the retail of entertainment products and has a drastic need to change its operational structure, in order to improve its efficiency and effectiveness with regard to the customer. This Dissertation serves, in the first instance, to support the implementation of the Lean Kaizen methodology for Company X, from a review of the state of the art, and in the second instance, allows us to observe how to implement the methodology in the organization under study. It will then be shown how to map the current situation of the company, from an exhaustive collection of data from Company X, and some proposals for improvement, obtained from the study of the data collected will be presented. }
{pt=Lean, Kaizen (Melhoria contínua), Serviços, en=Lean, Kaizen (continuous improvement), Services}

dezembro 3, 2013, 10:0

Orientação

ORIENTADOR

Ana Isabel Cerqueira de Sousa Gouveia Carvalho

Departamento de Engenharia e Gestão (DEG)

Prof Auxiliar Convidado