Dissertação

{pt=Outsourcing Logístico: Análise e definição da estrutura de custos de transporte rodoviário de mercadorias} {} EVALUATED

{pt=O transporte rodoviário de mercadorias tem um papel central na performance logística de qualquer empresa. A globalização da economia levou a uma aceleração da internacionalização das empresas, o que aumentou as distâncias do transporte, e a uma consequente maior prática do outsourcing, logístico onde o transporte de mercadorias assume particular importância. Para responderem aos consumidores, as empresas têm de assegurar, cada vez mais, a entrega rápida e atempada, dos seus produtos no destino pretendido, e em qualquer localização. Frequentemente, o transporte rodoviário é o único meio de transporte capaz de proporcionar tais níveis de exigência e flexibilidade e a hipótese de recorrer a parceiros logísticos que garantam o serviço pretendido é cada vez mais usada. Na contratação de parceiros logísticos, os custos de transporte traduzem-se nas tarifas aplicadas pelos transportadores às empresas expedidoras e são um alvo de discussão no processo de negociação entre as partes. Devido à insuficiente informação disponível sobre a determinação dessas tarifas, as expedidoras estão cada vez mais empenhadas na compreensão das mesmas. Este é o motivo que justifica a realização da presente Dissertação, a qual surge como um meio para o desenvolvimento de uma possível ferramenta que ajude na resposta a esta necessidade. A ferramenta desenvolvida assenta num modelo que permite estimar as tarifas de transporte, bem como avaliar o peso que a variação das componentes de custo tem na estrutura de custos. Pretende-se que este possa servir de instrumento auxiliar de referência na negociação das tarifas anuais dos contratos entre transportadores e empresas expedidoras., en=Freight road transportation has a central role on the logistics performance of any company. Indeed, economic globalization has led in an acceleration of organizations’ internationalization, which has in turn increased haulage distance. It has also contributed to an increase of logistics outsourcing, in which transportation activity assume a relevant importance. To respond on customers’ satisfaction, companies have to ensure, more and more, a fast and timely distribution of products in any location. Accomplish that depends on road transport that is frequently the unique mode of transport capable of providing such demand and flexibility requirement levels. The possibility to collaborate with logistics partners that may ensure the required service is more and more often used. On the logistics partners’ negotiation process, transport costs are charged through transport rates paid by shippers. In so far, as the available information is not sufficient for the determination of those transport rates, shippers are more and more interested in a better access and comprehension of it. This is the reason for the development of the present master thesis, which has emerged as a mean for the development of a tool that may help in this need. The developed tool is based on a model that allows transport rates estimation, as well as the determination of the weight that each transport cost components variation has on the cost structure. The same is intended to be an auxiliary tool used as a reference on road transportation rate negotiation process between shippers and carriers regarding transport services.}
{pt=Custo, Outsourcing logístico, Transporte, Tarifa., en=Cost, Logistics Outsourcing, Transportation, Rate.}

novembro 28, 2013, 15:30

Orientação

CO-ORIENTADOR

Ana Paula Ferreira Dias Barbosa Póvoa

Departamento de Engenharia e Gestão (DEG)

Professor Catedrático

ORIENTADOR

Ana Isabel Cerqueira de Sousa Gouveia Carvalho

Departamento de Engenharia e Gestão (DEG)

Prof Auxiliar Convidado