Dissertação
{en=Injuries Analysis and Computational Simulation of Two Wheelers Accidents Using Human Body Biomechanical Models} {} EVALUATED
{pt=O objetivo fundamental deste trabalho é a validação de critérios para avaliar a gravidade de lesões sofridas por ocupantes de veículos de duas rodas, vítimas de acidentes de viação. Para este fim é utilizada a comparação da gravidade de lesões prevista pelos critérios, e as lesões reais, constantes nos relatórios clínicos e/ou médico-legais disponíveis na base de dados do INMLCF (Instituto Nacional de Medicina Legal e Ciências Forenses). A metodologia utilizada engloba critérios de lesão para cada segmento corporal. São considerados cabeça, pescoço, tórax, abdómen, pélvis, membros inferiores e membros superiores. São utilizados vinte casos de estudo e para cada um é validada uma simulação do acidente recorrendo a um modelo multicorpo, sendo as lesões para cada segmento corporal classificadas de acordo com a tabela AIS (Abbreviated Injury Scale), excepto para os membros superiores onde se utiliza apenas a ocorrência ou não de fraturas, baseada no respetivo fator de risco. Utilizando os dados dos relatórios clínicos e/ou médico-legais, os resultados das lesões são comparados a um nível global, i.e, a probabilidade de morte, utilizando o ISS (Injury Severity Score), e para cada parte do corpo, utilizando o AIS. A metodologia utilizada revela-se adequada para fornecer uma estimativa quer para o risco de vida, quer para as lesões localizadas em vítimas de acidentes com veículos de duas rodas. Num processo inverso, são incluídos dois exemplos demonstrativos que estes modelos podem ser aplicados para otimizar a simulação do acidente, utilizado a localização e a gravidade das lesões das vítimas., en=Road accidents investigation is a worldwide major concern, playing an important role in reducing the number of victims by implementation of measures to avoid or minimize the accidents occurrence, or reduce the injuries severity of the victims. This work’s objective is to validate criteria for injury severity score evaluation in two wheelers (TW) road accidents victims. The validation of the criteria is achieved by comparison of the obtained results from accidents reconstitution with clinical and/or medico-legal autopsy reports from INMLCF (National Institute of Forensic Medicine) data base. The methodology establishes injury criteria for each body segment. Body segments considered are head, neck, thorax, abdomen, pelvis, lower and upper extremities. Twenty case studies are used and in each one a simulation is validated using multibody. The injuries for each body segment are obtained in an AIS (Abbreviated Injury Scale) evaluation, except for the upper extremities, where only fractures occurrence are used, based on risk factor. Using the data available from clinical and/or medico-legal autopsy reports, the results from simulations are compared as global, i.e, the mortality probability, using the ISS (Injury Severity Score) globally, and the AIS locally. The methodology applied, enables to evaluate globally the life risk of the TW accidents victims, and locally the lesions severity in each body segment considered. Moreover, an example is included to demonstrate that this method is suitable to be used in the reverse approach, i.e, use the victim’s injuries severity data to optimize the accident reconstitution simulation using the same methodology.}
dezembro 6, 2013, 17:30
Publicação
Obra sujeita a Direitos de Autor
Orientação
CO-ORIENTADOR
Jorge Manuel Matias da Costa Santos
Instituto Nacional de Medicina Legal, Faculdade de Medicina da Universidade de Lisboa
Doutor