Dissertação

{pt=Metodologias de Avaliação de Parceiros Logísticos - o caso da Volkswagen Autoeuropa} {} EVALUATED

{pt=O ambiente competitivo dos mercados atingiu um nível tão elevado que obriga as organizações modernas a apresentarem um grau de excelência em todas as suas actividades. Assim, as actividades core de uma empresa ganham especial importância e as parcerias são vistas como um complemento para atingir, continuamente, o sucesso. A prática de outsourcing nas actividades que não sejam core é cada vez mais frequente e o controlo e avaliação do desempenho das mesmas, são considerados fundamentais. É neste contexto que se insere o Grupo Volkswagen, e mais concretamente, a sua fábrica de produção automóvel em Palmela: a Autoeuropa. A necessidade de melhorar e sistematizar os indicadores que controlam as actividades realizadas por uma empresa parceira ganhou dimensão. Além disso, é essencial sistematizar o registo e monitorização da informação requerida para os indicadores. Esta situação motivou o desenvolvimento da presente dissertação. No presente trabalho é feita uma caracterização do problema, apresentando-se a fábrica de Palmela, o seu armazém e os processos de avaliação de performance existentes. De forma a enquadrar o problema, foi feito um levantamento da literatura existente nas temáticas de armazém, outsourcing, avaliação de performance e análise multicritério. Posteriormente foram estudados detalhadamente os indicadores já existentes e foi desenvolvida uma proposta de uma nova metodologia de avaliação. Esta foi desenvolvida com base na revisão bibliográfica levantada e consiste em 7 indicadores que pretendem avaliar toda a actividade do parceiro logístico em análise. Analisaram-se ainda os resultados obtidos. Por fim, desenvolveram-se duas ferramentas de apoio à gestão de embalagens., en=Nowadays, market’s competitive environment reached such a high level that it has forced modern organizations to exhibit excellence in all the activities they perform. It’s in this context that companies’ core activities gain particular relevance and partnerships are seen as a complement to reach, continuously, the success. Therefore, outsourcing non-core activities is even more frequent and theirs performance control and evaluation are considered vital. It’s in this context that Volkswagen Group is framed, and more concretely, one of its automobile production facilities: Autoeuropa in Palmela. The need of improve and systematize the indicators which control the activities performed by one partner company has gained dimension. Moreover, it is essential to systematize the recording of the information required for the indicators and develop new monitoring methods. This situation motivated the development of the present master thesis. In the present work it is done a characterization of the problem, presenting Palmela’s plant, its warehouse and the actual existing evaluation processes. In order to frame the problem, it was done a survey of the existing literature focused on the subjects of warehouses, outsourcing, performance evaluation and multi-criteria analysis. Furthermore, the existing indicators were deeply studied and it was developed a proposal of a new evaluation methodology. This methodology was based on the literature review made and it consists of 7 indicators which intend to assess the entire logistics partner’s activity. The results obtained were also analyzed. Finally, two tools to support the packages’ management were developed. }
{pt=Armazéns, Indicadores, Avaliação de Performance, Parceiros Logísticos, en=Warehouses, Indicators, Performance Evaluation, Logistics Partners}

dezembro 10, 2012, 11:30

Orientação

ORIENTADOR

Susana Isabel Carvalho Relvas

Departamento de Engenharia e Gestão (DEG)

Professor Auxiliar