Dissertação

{pt=Intenções e Comportamento  Empreendedores entre alunos Universitários O caso do Instituto Superior Técnico} {} EVALUATED

{pt=Este estudo, desenvolvido no âmbito da Dissertação em Engenharia e Gestão Industrial, centra-se na temática do empreendedorismo entre alunos do ensino superior, focando-se especificamente, no comportamento e intenções empreendedoras dos alunos do Instituto Superior Técnico. Identificam-se o passado familiar empresarial e a motivação empreendedora dos alunos, com especial atenção sobre o contexto da universidade. Adicionalmente à observação e avaliação das atividades da universidade e as ofertas relacionadas com a educação empreendedora dos seus alunos analisa-se ainda as perceções dos alunos sobre as condições básicas para o empreendedorismo oferecidas pela universidade. Assim a própria instituição toma conhecimento do poder empreendedor dos seus alunos, podendo avaliar a quantidade e a qualidade das suas ofertas no contexto empreendedor. Este estudo procura essencialmente descrever e compreender de forma sistematizada as intenções empreendedoras de alunos de engenharia do Instituto Superior Técnico – uma universidade referência, de engenharia em Portugal. Constata-se com interesse, uma tendência geral de crescimento do índice de empreendedorismo entre os alunos de primeiro e quinto ano. A obtenção e tratamento de um vasto conjunto de dados sobre as perceções dos alunos face ao empreendedorismo e do papel da universidade na definição de estratégias e estruturas de apoio à criação de empresas traz um potencial interesse para a definição de políticas de gestão universitária e de ensino superior orientadas para a sensibilização e apoio aos alunos na prossecução de uma carreira como empreendedores. , en=This study, developed as part of the dissertation in Industrial Engineering and Management, focuses on the theme of entrepreneurship among students in higher education, focusing specifically on entrepreneurial intentions and behavior of students at Instituto Superior Técnico. It identifies family’s business background and the entrepreneurial motivation of the students, with special emphasis on the context of the university. In addition to observation and evaluation of university activities and offerings related to entrepreneurial education of their students, it still analyzes the perceptions of the students about the basic conditions for entrepreneurship offered by the university. Thus the institution becomes aware of the entrepreneurial power of their students and can assess the quantity and quality of their offerings in the entrepreneur context. This study essentially seeks to describe and understand, in a systematic way, the enterprising intentions of engineering students at Instituto Superior Técnico - a reference engineering university in Portugal. Also notable is a general trend of increase in the rate of entrepreneurship among students from first to fifth year. The collection and treatment of a wide range of data on the perceptions of students in relation to entrepreneurship and the role of the university in defining strategies and support structures for business creation brings a potential interest for development of university management and higher education policies oriented to awareness and support for students pursuing a career as entrepreneurs. }
{pt=Empreendedorismo, Intenções, Comportamento, Índice de empreendedorismo, Negócio familiar, Contexto universitário., en=Entrepreneurship, Intentions, Behavior, Entrepreneurship index, Family business, University context.}

novembro 15, 2012, 18:0

Publicação

Obra sujeita a Direitos de Autor

Orientação

ORIENTADOR

António Miguel Areias Dias Amaral

Departamento de Engenharia e Gestão (DEG)

Professor Auxiliar