Dissertação

{pt=Optimização Logística: Sistema de Acompanhamento dos Objectivos Operacionais da Logística na Autoeuropa} {} EVALUATED

{pt=Actualmente, as organizações competem num mercado global e exigente, que as força a avaliar constantemente o seu desempenho em termos de eficiência e eficácia na obtenção dos seus objectivos. Apesar da constante evolução nesta área, continua ainda a existir alguma dificuldade na definição da melhor forma de avaliação de desempenho, que é geralmente conseguida através da definição de indicadores. Esta tarefa é muitas vezes uma tarefa difícil, consumindo inúmeros recursos. A escolha dos indicadores de performance e sua integração num sistema de avaliação de desempenho, assume-se como um desafio para os gestores do século XXI, pois permitirá acompanhar e melhorar o desempenho global de uma organização. É neste contexto, que surge o problema em estudo, da fábrica da Volkswagen Autoeuropa, maior produtor e exportador nacional do ramo da indústria automóvel. A empresa pretende criar um sistema de acompanhamento dos objectivos operacionais da logística, com o intuito de avaliar o desempenho das diferentes áreas da logística. O sistema terá como base um conjunto de KPIs (Key Performance Indicators) que devem ser definidos e adequados a cada área. O presente trabalho descreve e caracteriza os departamentos actuais da Logística da Autoeuropa, incluindo uma descrição detalhada dos KPIs actuais. Foram desenvolvidos novos KPIs, baseados nos modelos SCOR e extended BSC, que foram integrados num dashboard, de modo a permitir o acompanhamento do desempenho. Este trabalho tem dois objectivos principais: (1) desenvolvimento de KPIs para a Logística da Autoeuropa e (2) criação de um sistema que permita o acompanhamento dos objectivos operacionais da Logística. , en=Companies compete in a global and demanding market, forcing them to constantly evaluate their performance in terms of efficiency to achieve their objectives. Even though there has been considerable amount of progress in this area, there is a lack of consensus about the best way to evaluate performance. This has been accomplished mainly through the definition of Key Performance Indicators (KPIs), which is a hard task that consumes lot of resources. The selection of accurate KPIs and consequent integration in a performance measurement system is becoming a real challenge to the managers of the 21st century, in order to control and improve the global performance of an organization. It is in this context that emerges the issues regarding this case-study in Volkswagen Autoeuropa, which is the largest producer and exporter in automotive industry of Portugal. The company intended to develop a system that allows the tracking of logistic objectives, in order to evaluate the performance of the logistics departments. The pillars of the system are a set of KPIs, which had to be defined according to each department’s needs. This work contains a characterization and description of the current logistic areas of the company, including the description of the current KPIs. New KPIs were developed, based on the SCOR and extended BSC models, and were integrated in a dashboard that allows the tracking of their performance. The objective of this dissertation is to develop logistic KPIs for Volkswagen Autoeuropa, followed by the design of a dashboard that allows performance measurement. }
{pt=Logística, Avaliação de desempenho, Indicadores de Desempenho (KPIs), dashboards., en=Logistics, Performance Evaluation, Key Performance Indicators (KPIs), dashboards.}

dezembro 5, 2012, 15:30

Orientação

CO-ORIENTADOR

Ana Paula Ferreira Dias Barbosa Póvoa

Departamento de Engenharia e Gestão (DEG)

Professor Catedrático

ORIENTADOR

Ana Isabel Cerqueira de Sousa Gouveia Carvalho

Departamento de Engenharia e Gestão (DEG)

Prof Auxiliar Convidado