Dissertação

{pt=Risk factors for pedestrian injuries in Portugal} {} EVALUATED

{pt=Para se conhecerem as circunstâncias, as causas dos atropelamentos e a sua influência nas lesões sofridas pelos peões, foram analisados, recorrendo a um modelo de Regressão Logística Multinomial, todos os acidentes com vítimas constantes da base de dados da ANSR (Autoridade Nacional de Segurança Rodoviária) ocorridos no período de 2010-2011 e dos quais resultaram 216 vítimas mortais, 975 feridos graves e 10175 feridos leves, num total de 11366 acidentes com vítimas. Foi realizada uma análise de um conjunto de 100 acidentes, ocorridos entre período de 2009-2011, com base nos dados do INMLCF (Instituto Nacional de Medicina Legal e Ciências Forenses), na tentativa de identificar factores influenciadores de determinados tipos de lesões e gravidade das mesmas por grupo etário. Deste conjunto de análises foram identificados alguns fatores de risco nos atropelamentos, tais como a idade e género do condutor, localização do atropelamento, condições de luminosidade e idade e género dos peões, apresentando um conjunto de medidas para a redução da sinistralidade, destacando a necessidade de campanhas de alerta e políticas focadas em grupos específicos de peões. Adicionalmente, foi criado, em Microsoft Access, uma base de dados seguindo o modelo de recolha da ANSR e relatório-tipo de uma autópsia do INMLCF. Apresentou-se a reconstituição computacional de um caso real de atropelamento, com o intuito de demonstrar a variedade de parâmetros que influenciam este tipo de trabalho de investigação de acidentes rodoviários, determinando a influência da dinâmica do acidente nas lesões resultantes dos peões e verificando a importância da Biomecânica na simulação computacional. , en=In order to ascertain the circumstances, the causes of pedestrian accidents and its influence on pedestrian injuries, it was analyzed all accidents with victims which have occurred in the period 2010-2011 included in the ANSR database (Autoridade Nacional de Segurança Rodoviária) using a Multinomial logistic regression model, and which resulted in 216 fatal injuries, 975 serious injuries and 10,175 minor injuries, in a total of 11,366 accidents with victims. An analysis was performed to a set of 100 pedestrian accidents which occurred between the 2009-2011 period, based on data from INMLCF (Instituto Nacional de Medicina Legal e Ciências Forenses), in an attempt to identify factors influencing certain types of injuries and their seriousness by group age. This set of analyzes identified some risk factors in pedestrian accidents, such as the age and gender of the driver, pedestrian road accidents location, lighting conditions and age and gender of pedestrians, presenting a set of measures to reduce accidents, highlighting the need for campaigns to alert and policies focused on specific groups of pedestrians. Additionally, it was created using Microsoft Access, a database following the model of data collection of ANSR and standard report of an autopsy at INMLCF. An example of a computational reconstruction of a real pedestrian road accident was presented, aiming to demonstrate the variety of parameters that affect this type of research on road accidents, determining the influence of the dynamics of the accident in the resulting injuries of pedestrians and verifying the importance of Biomechanics on computer simulations. }
{pt=Peões, Regressão Logística Multinomial, Biomecânica do impacto, Base de dados, Reconstituição de acidentes., en=Pedestrians, Multinomial Logistic Regression, Impact Biomechanics, Database, Road Accident Reconstruction.}

dezembro 13, 2012, 18:0

Publicação

Obra sujeita a Direitos de Autor

Orientação

CO-ORIENTADOR

Jorge Costa Santos

FMUL-INML

Professor Auxiliar Convidado

ORIENTADOR

João Manuel Pereira Dias

Departamento de Engenharia Mecânica (DEM)

Professor Auxiliar