Dissertação
{pt=Cenários de evolução de preços dos combustíveis e das novas tecnologias para veículos rodoviários até 2050} {} EVALUATED
{pt=O desenvolvimento da nossa sociedade, no último século, ficou marcado pela possibilidade de viajar de forma rápida, cómoda e segura para praticamente qualquer destino no mundo. Dada a necessidade de cortar as emissões de gases poluentes e diminuir a dependência dos países ocidentais dos combustíveis fosseis decorrem vários estudos e experiências em maior ou menor escala, que procuram novas tecnologias capazes de substituir o tradicional motor de combustão interna. Como alternativas perfilam-se os veículos híbridos, híbridos plug- in, veículos totalmente elétricos e veículos movidos por pilha de combustível. Para determinar a relevância de cada alternativa para o consumidor português efetuaram-se as seguintes análises: custo por quilómetro percorrido e custo total de posse ao longo da vida útil do veículo. Para contextualizar esta análise foram criados três cenários para a evolução das tecnologias. Adicionalmente três cenários para o preço dos combustíveis fosseis. Foi considerado um cenário de evolução único para o preço da eletricidade entre 2010 e 2050, e duas possibilidades para a evolução do preço do hidrogénio enquanto combustível rodoviário. Consideraram-se os custos de aquisição do veículo calculando o valor base por adição dos diferentes componentes que o constituem adicionado de impostos, bem como os custos incorridos durante a utilização, tais como combustível, manutenção e impostos. Da aplicação da metodologia concluiu-se qual a tecnologia mais interessante para cada cenário considerado, obtendo-se, neste estudo, que os veículos híbridos diesel são uma proposta muito competitiva., en=This work simulates conventional and alternative vehicle costs from the user standpoint in the period from 2010 until 2050 for the Portuguese case. Two baseline internal combustion engine vehicles, one with gasoline engine and the other with diesel engine were considered, while alternative vehicles include Hybrid, Hybrid Plug-in, all Electric and Fuel Cell powered vehicles which are being proposed as alternatives to the traditional vehicle. To simulate their costs in the Portuguese reality a cost per kilometre driven and total cost of ownership analysis was conducted. In this calculations Portuguese taxes and fees were taken in account. In order to study different possibilities and pathways for evolution, three scenarios were created for technology evolution. Additionally three scenarios for the price of fossil fuels were created. One scenario was considered for the price of electricity and two possible paths for hydrongen were studied. Acquisition costs were calculated by sum of the different individual components of each vehicle added with taxes. Operational costs such as fuel, road taxes, parking fees, tools, maitenance were calculated for the Portuguese reality. Through the application of this methodology it was concluded that the alternative vehicles are economically capable of competing with the Internal Combustion Engine Vehicles, therefore being very interesting for the consumer in the medium term future. In 2050 all vehicles will be similarly priced if tax policies are maintained.}
novembro 21, 2011, 16:30