Dissertação

{pt=Factores determinantes da procura de cartões de desconto em serviços de saúde: uma aplicação Blue Ocean Strategy a uma companhia seguradora} {} EVALUATED

{pt=É num cenário de dinamismo e altamente competitivo que muitas companhias concorrem diariamente umas com as outras na conquista de vantagens competitivas que tornem os seus produtos e serviços diferenciados da concorrência. Kim & Mauborgne (2004) propuseram a Blue Ocean Strategy (BOS), como forma de contrariar a lógica da estratégia convencional. Como escapar da concorrência aguerrida do Oceano Vermelho e criar um espaço incontestado de mercado ? um Oceano Azul ? que torne a concorrência irrelevante? Os proponentes deste pensamento estratégico desafiam as empresas a questionarem o seu modelo de negócio e procurarem oportunidades para a inovação em valor, sustentada por uma dinâmica de diferenciação e baixo custo. Através de um estudo de caso de uma companhia seguradora, designadamente do seu produto cartão de descontos em serviços de saúde, procurou-se apreender as percepções dos profissionais da empresa, acerca dos factores determinantes da procura deste tipo de produtos, bem como saber se estes se encontram alinhados com o que os consumidores procuram no momento. Neste sentido, foi administrado um inquérito a uma amostra de consumidores potenciais, cuja análise de dados, recorrendo a métodos estatísticos e às principais ferramentas propostas pela metodologia Blue Ocean Strategy, permitiu uma compreensão mais aprofundada sobre a estratégia actual da empresa e sobre eventuais acções futuras., en=It is on a dynamic and highly competitive managerial scenario that many companies compete daily with each other, on the quest for competitive advantages that make their products and services unique. Kim & Mauborgne (2005) proposed the Blue Ocean Strategy (BOS), as a way to oppose the logic of conventional strategy. How to escape from the stiffer competition of Red Ocean and create an uncontested market space ? one Blue Ocean ? that makes competition obsolete? The proponents of this strategic thinking challenge the companies to question their business models and search for new opportunities of innovation into sustained value on differentiation and low cost. Through a case study of an insurance company, especially of their new product - discount health services card, we tried to understand the perceptions of company managers, about the determinants of the demand for such product as well as whether these perceptions are aligned with what consumers want. To accomplish this, a survey was administered to a sample of potential consumers, the results of which were later analyzed, using statistical methods and the main tools proposed by the Blue Ocean Strategy methodology. The analysis enabled a better understanding of the current strategy of the company and possible future actions.}
{pt=Blue Ocean Strategy, inovação em valor, curva de valor, seguros, estatística multivariada, en=Blue Ocean Strategy, innovation value, strategy canvas, insurance, multivariate statistics}

novembro 15, 2011, 10:30

Orientação

ORIENTADOR

Ana Sofia Mascarenhas Proença Parente da Costa

Departamento de Engenharia e Gestão (DEG)

Professor Auxiliar