Dissertação
{pt=Elevate - Exploring the Effectiveness of Elevator Advertising and Technology} {} EVALUATED
{pt=A publicidade mudou consideravelmente na última década. Canais tradicionais, como a televisão, rádio, imprensa e até mesmo as formas tradicionais de publicidade outdoor têm agora novos concorrentes. Actualmente, a publicidade emerge em novos canais de publicidade. Alguns exemplos são a publicidade online, a publicidade mobile e a publicidade em elevadores. Um aspecto que os anunciantes esperam cada vez mais é a medição, de forma efectiva, do resultado da publicidade - o retorno do investimento em publicidade (AROI). Esta dissertação tem por objectivo analisar um método para medir o AROI através da combinação inovadora de publicidade em elevadores (utilizando digital signage) com a publicidade mobile. Em primeiro lugar, um consumidor é exposto à publicidade em elevadores incentivando a interacção via SMS, com o intuito de receber uma oferta promocional (usando um código de barras/cupão). Após a interacção inicial, o consumidor recebe uma resposta automática via SMS com o código de barras em formato numérico, com a possibilidade de utilizar a ligação à internet do telemóvel para obter o formato de leitura óptica do código de barras e fazer uso dele para comprar um produto ou serviço num ponto de venda. Se o código de barras/cupão é usado, as vendas e as receitas geradas podem ser atribuídas a uma campanha publicitária específica e o AROI pode ser estimado/calculado. , en=Advertising has changed tremendously over the past decade. Traditional channels such as television, radio, print and even traditional forms of outdoor advertising have now new competitors. Nowadays, advertising emerge in new channels. Some examples are online advertising, mobile advertising and elevator advertising. One aspect that advertisers increasingly expect is to measure, in an effective way, the result of advertising - the advertising return on investment (AROI). This dissertation aims to examine a method for measuring AROI through the innovative combination of elevator advertising (using digital signage) with mobile advertising. First a consumer is exposed to elevator advertising encouraging SMS-interaction in order to receive a promotional offer (using a bar code/coupon). After the initial interaction, the consumer receives an automatic reply via SMS with the bar code of the promotional offer in a numerical format, with the possibility of using the internet connection of the mobile phone to obtain the optical machine-readable bar code format, and make use of it to purchase a product or service at a point of sale. If the bar code/coupon is used, the sales and revenues can be linked to a specific advertising campaign and the AROI can be estimated/calculated. }
julho 21, 2011, 11:0
Orientação
ORIENTADOR
Carlos Manuel Pinho Lucas de Freitas
Departamento de Engenharia e Gestão (DEG)
Professor Auxiliar