Dissertação

{pt=Alternativas para a Produção de Biodiesel e Respectivos Impactos nos Aparelhos Refinadores} {} EVALUATED

{pt=O presente trabalho consiste na realização de uma análise técnico-económica comparativa entre duas alternativas tecnológicas de produção de biodiesel: o processo de Transesterificação, responsável pela produção de biodiesel FAME, e o processo de Hidrogenação e Isomerização, responsável pela produção de HVO. Serve esta análise para identificar as vantagens competitivas destas alternativas e assim avaliar o papel futuro que o Biodiesel poderá vir a ter na definição e na implementação da estratégia energética nacional, segundo o contexto de actuação da empresa de refinação de petróleos GalpEnergia. No panorama nacional actual, todas as empresas de comercialização de combustíveis rodoviários são obrigadas a incorporar um valor mínimo de 7% em volume (%v/v) de Biodiesel no total de gasóleo utilizado no sector dos transportes terrestres, percentagem essa que se manterá até 2014. Recentemente, o Biodiesel FAME tem sido o principal bio-substituto do gasóleo a ser incorporado no mercado nacional, sendo que, devido às suas limitações técnicas provocadas pela norma EN590, não é permitido incorporar no gasóleo mineral uma percentagem superior a 7% em volume (%v/v). Em consequência, a partir de 2015 o biodiesel FAME sozinho não será suficiente para o cumprimento das metas estabelecidas. Face a estes elementos, são apresentadas duas propostas de implementação no contexto energético nacional de uma unidade de produção de Biodiesel, evidenciando todo o potencial do HVO como o factor chave, para, como complemento do biodiesel FAME, atingir as metas estabelecidas pela UE. , en=This thesis involves carrying out a thorough technical-economic comparison between two alternative technologies for producing biodiesel: Transesterification process, responsible for producing FAME biodiesel, and the process of Hydrogenation and Isomerization, responsible for the production of HVO. This analysis aims to identify the competitive advantages of these alternatives and assessing the future role that biodiesel will experience in the formulation and implementation of national energy strategy, according to the context of the Portuguese oil and gas corporation GalpEnergia. In the current national overview, all oil and gas companies are required to incorporate a minimum of 7% by volume (%v/v) of biodiesel in total diesel fuel used in the land transport sector, up to 2014. Recently, in the national market, FAME has been the main bio-substitute for incorporation in diesel fuel. Due to the technical limitations caused by EN590, it is not allowed to incorporate FAME into the mineral diesel at a rate over 7% by volume (%v/v). Consequently, from 2015, FAME alone will not be sufficient to meet the established goals. Considering these elements, two proposals are presented in this thesis, to implement an HVO production facility, according to the national energy background. Both proposals highlight the potential of HVO as the key factor that, along with FAME, aims to achieve the compulsory targets set by the European Union.}
{pt=Biocombustíveis, Biodiesel, FAME, HVO, Transesterificação, Hidrogenação e Isomerização, en=Biofuels, Biodiesel, FAME, HVO, Transesterification process, Hydrogenation and Isomerization process}

julho 19, 2011, 14:0

Orientação

CO-ORIENTADOR

José Soares Mota

Engenharia Química

Licenciado

ORIENTADOR

Clemente Manuel Pedro Vicente Nunes

Departamento de Engenharia Química e Biológica (DEQB)

Professor Catedratico Convidado