Dissertação

{pt=Metodologia Multicritério de Identificação e Priorização de Infra-Estruturas Críticas} {} EVALUATED

{pt=Nas últimas décadas, a maior incidência de eventos naturais ou terroristas alertaram a sociedade global para a necessidade de identificação e protecção de activos, cujas consequências da sua destruição ou disrupção, podem pôr em causa o bem-estar das populações (infra-estruturas críticas). Para a identificação destes activos, cada país designa um grupo de trabalho específico para que este desenvolva um modelo analítico que classifique e priorize este tipo de infra-estruturas. Dada a sua importância para o bem-estar da sociedade, estes modelos necessitam de estar fundamentados por métodos de análise à decisão, para que os seus resultados sejam compreendidos pela generalidade dos intervenientes. Das metodologias disponíveis, nomeadamente do Canadá e Portugal, verificou-se que ambos padecem de inconsistências conceptuais que, desta forma, afectam os propósitos dos modelos e dos seus resultados. Para resolver este problema, este trabalho propõe uma nova abordagem metodológica na correcção do modelo canadiano, utilizando a metodologia multicritério MACBETH. Esta é uma metodologia sócio-técnica, que desenvolve um modelo de avaliação quantitativa a partir das preferências dos decisores. Tendo por base todos os pressupostos definidos no modelo canadiano, as etapas metodológicas seguidas na sua correcção foram: a definição dos objectivos do modelo, o processo sócio-técnico adequado ao modelo, a reestruturação dos seus critérios e respectivos descritores de impacto. Adicionalmente, procedeu-se à determinação das funções de valor e dos pesos dos critérios, bem como a construção e distribuição das categorias de urgência, tendo em conta o grau de criticidade e protecção, para melhor se distinguir as diferentes necessidades das infra-estruturas avaliadas., en=The increasing incidence of natural and terrorist events in recent decades alerted the global society for the need to identify and protect assets (?critical infrastructures?) from their destructive or disruptive consequences that affect seriously the well-being of any nation in the world. In order to identify these assets each country designates a specific working group to develop an analytical model that identifies and ranks this kind of infrastructure. Given the importance of these assets to the nation?s well-being, the model needs to be supported by decision analysis tools, to produce consistent results, so that they must be accepted and understood by all the participants. In two available models, Canada and Portugal, it was possible to analyze that both suffer conceptual inconsistencies that affect the purpose of each model and, therefore, the social and economical well-being of each nation. To solve these problems, this paper proposes a new methodology approach in order to correct the Canadian model, using the MACBETH multi-criteria methodology. The MACBETH approach is a socio-technical methodology in developing a quantitative assessment model, according to the decision maker preferences. Based on the assumptions set out in the Canadian model, were developed the followed steps: the definition of the model?s objectives, the suitable socio-technical process to the required model, the restructuring of the assessment criteria and their descriptors, the determination of value functions and weights of each criteria, and the conceptual procedure to build and distribute the evaluated assets by urgency categories, for better distinguish according to their needs.}
{pt=infra-estruturas críticas, modelo multicritério, MACBETH, modelo de identificação de infra-estruturas críticas, interdependência, en=critical infrastructure, multi-criteria model, MACBETH, identification of critical infrastructures, interdependency}

junho 9, 2011, 16:0

Publicação

Obra sujeita a Direitos de Autor

Orientação

CO-ORIENTADOR

Carlos António Bana e Costa

Departamento de Engenharia e Gestão (DEG)

Professor Catedratico

ORIENTADOR

Mónica Duarte Correia de Oliveira

Departamento de Engenharia e Gestão (DEG)

Professor Auxiliar