Dissertação

{en=Factors of New High-Tech Products Adoption: Consumer Behaviour and the Electric Vehicle} {en=Consumer Behaviour and the Electric Vehicle} EVALUATED

{pt=O primeiro objectivo deste estudo foi identificar os principais factores que tiveram influência no processo de adopção do cliente, em concreto, no caso de veículos eléctricos. Com o objectivo de identificar os factores, variáveis relacionadas com a sustentabilidade, a inovação, a tecnologia e os automóveis foram envolvidas num questionário online. O segundo objectivo foi avaliar e analisar o comportamento dos elementos entre si, no contexto da adopção de veículos eléctricos Por fim, o terceiro objectivo foi determinar a aceitação da marca em produtos de alta tecnologia, em concreto, para avaliar a aprovação de marcas que não são de automóveis na compra de um veículo eléctrico. Os resultados obtidos mostram que a atitude em relação aos veículos eléctricos são principalmente influenciados, de forma moderada, por variáveis em relação com à sustentabilidade, aos automóveis e às relacionadas com o contexto do veículo eléctrico. Além disso, o estudo considera os principais obstáculos e os pontos fortes desta tecnologia. A percepção de diferentes marcas tem sido estudada e uma atitude negativa dos entrevistados em relação a marcas que não são de automóveis foi recolhida. Finalmente, uma breve análise do disposto a pagar para os carros eléctricos foi contemplado, concluindo que os entrevistados esperam preços semelhantes entre os carros convencionais e os eléctricos., en=The first aim of this study was to test whether some factors had a significant influence in the customer adoption process of the new product which is the electric vehicle. Variables related with sustainability, innovation, technology and automobiles were involved in an online questionnaire for test. The second aim was to evaluate and analyze the connection of the factors between themselves and in relation to attitude towards electric vehicle adoption. The last aim was to determine brands? acceptance in high-tech products, in concrete, to evaluate the acceptability of non-automobile brands in an electric vehicle purchase. The results have shown that attitude towards the electric vehicle is principally influenced, in a moderate way, by sustainability variables, automobile variables, and context variables of electric vehicle. Furthermore, the study has considered the main barriers to adoption and the strong points of this technology. A perception of different brands has been examined and a negative attitude of the respondent versus non-automobile brands in the electric vehicle market has been collected. Finally, a brief analysis of the willingness to pay for electric cars has been contemplated, concluding that respondents expect similar prices between conventional and electric cars.}
{pt=Atitudes do consumidor; Comportamento do consumidor; Veículos Eléctricos; Adopção da Alta Tecnologia, en=Consumer Attitudes; Consumer Behaviour; Electric Vehicles; High-Technology Adoption}

novembro 8, 2010, 11:30

Orientação

ORIENTADOR

Carlos Manuel Pinho Lucas de Freitas

Departamento de Engenharia e Gestão (DEG)

Professor Auxiliar